08/01/2026 13h06

Governo do Estado amplia Micropolo Serrano e reforça atendimento especializado na Região Serrana

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço autorizaram, nesta quinta-feira (08), o início das obras de ampliação do ambulatório do Micropolo Serrano, no distrito de Aracê, em Pedra Azul, no município de Domingos Martins. Os micropolos são estruturas criadas para aproximar a população dos serviços especializados ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba, evitando longos deslocamentos, reduzindo filas e ampliando a oferta de consultas e exames no próprio território.

“Hoje damos mais um passo para o fortalecimento do SUS, aproximando os serviços de saúde da população. Essa é a nossa estratégia. O Espírito Santo é o único estado com o Samu em 100% dos municípios. Temos teleconsulta em todas as cidades e queremos implantar esses micropolos em todas as microrregiões. Nosso objetivo é que os serviços de média complexidade sejam ofertados mais perto da população, evitando deslocamentos para outras regiões”, afirmou o governador.

As obras contam com investimento do Governo do Estado de aproximadamente R$ 1,8 milhão. A ampliação será realizada em uma área de 220 metros quadrados e contará com 12 consultórios, recepção climatizada, além da pavimentação do estacionamento, com 26 vagas e área coberta para embarque e desembarque de pacientes.

O Micropolo Serrano é composto pelos municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ibatiba, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante, abrangendo uma população estimada de 167 mil habitantes.

“Estamos iniciando o ano no mesmo ritmo com que encerramos 2025, com investimentos em novas estruturas e melhorias que facilitam o dia a dia das pessoas. Ontem inauguramos a nova base da Polícia Militar no Bairro da Penha, em Vitória, e hoje estamos em Domingos Martins para confirmar uma nova estrutura de saúde com abrangência regional. É com essa organização e comprometimento que conduzimos o Governo do Estado, permitindo investimentos e parcerias robustas com os municípios para dar mais eficiência ao serviço público e melhorar o atendimento ao cidadão”, destacou o vice-governador Ricardo Ferraço.

A ampliação do ambulatório do Micropolo Serrano antecede a implantação completa do serviço. Com o funcionamento da unidade, está prevista a oferta de 16 especialidades médicas, com cerca de 36 mil consultas por ano. Entre as especialidades previstas estão: Angiologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Mastologia, Neurologia Adulto, Neurologia Infantil, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Ortopedia, Psiquiatria Adulto, Psiquiatria Infantil, Reumatologia e Urologia.

Além das especialidades médicas, o Micropolo Serrano contará com a oferta de exames especializados, com previsão de realização de quase 6 mil procedimentos por ano, entre eles audiometria, colonoscopia, densitometria, ecocardiografia transtorácica, ecodoppler de membros inferiores, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva alta, estudo urodinâmico, fundoscopia, Holter 24h, laringoscopia, mamografia, MAPA, teste ergométrico, ultrassonografias em diversos segmentos, doppler colorido de vasos, ultrassonografia obstétrica com doppler e videolaringoscopia.

”Acolhemos o pedido dos prefeitos da região Serrana de utilizar um imóvel feito para a Rede Cuidar. Essa obra vai durar 90 dias e vai tirar muitas pessoas das estradas. Elas vão ser atendidas aqui, perto das suas residências. Apesar de ser uma obra simples, ela é extremamente importante para a região. Tivemos ainda a entrega de novas ambulâncias para os municípios de Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo e Domingos Martins, fortalecendo a assistência à saúde na região”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

O cofinanciamento do Micropolo Serrano ocorre de forma tripartite, conforme a Política Estadual de Cofinanciamento para a Estruturação da Atenção Ambulatorial Especializada do Espírito Santo, com participação dos governos Federal, Estadual e Municipal. O Governo do Estado repassará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), R$ 1.677.270,00 anuais para o custeio da oferta dos serviços.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Clarissa Figueiredo / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard