26/09/2019 18h04

Governadora em exercício discute investimentos em reunião com cônsul da China

Foto: Jenifer Cardoso/Vice-Governadoria

A governadora do Estado em exercício, Jaqueline Moraes, recebeu, na tarde desta quinta-feira (26), o cônsul-geral da China, Li Yang, no Palácio Anchieta, em Vitória. Na pauta da reunião, a prospecção de investimentos da China no Espírito Santo, a balança comercial entre o país asiático e o Estado, além de demandas em investimentos em portos, uma linha direta de navios entre os portos chineses e o Porto de Vitória e o intercâmbio acadêmico entre as partes.

Em sua fala, Li Yang destacou o grande potencial que o Espírito Santo tem para o crescimento no comércio com a China. O cônsul-geral do País no Brasil afirmou sua vontade em expandir as relações com o Estado: “Nossas relações têm que alcançar mais do que o comércio tradicional. Precisamos abranger temas relacionados à cultura, educação, saúde, esporte, turismo e principalmente infraestrutura”, disse.

A governadora em exercício agradeceu a presença do cônsul e destacou a capacidade comercial do Estado. “Nosso foco é tornar o nosso estado inovador, fortalecendo a tecnologia. Por não sermos tão grande em população, queremos tornar o Estado do Espírito Santo o mais competitivo do País. Paralelo a isso, temos o dever de manter a justiça social”, afirmou Jaqueline Moraes.

Participaram os secretários de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel de Alvarez; da Educação, Vitor de Angelo; da Cultura, Fabricio Noronha; e de Desenvolvimento, Marcos Kneip Navarro; além do diretor executivo da Câmara de Comércio Brasil-China/ES, Carlos Eiras.

Também estiveram presentes os subsecretários de Estado de Atração de Investimento e Negócios Internacionais, Gabriel Martins Feitosa; de Integração e Desenvolvimento Regional, Paulo Menegueli; do Turismo, Gedson Queiroz Merizio; de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Luiz Paulo Figueiredo; e o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Farias Gavini Filho.

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Íris Carolina Miguez