23/02/2022 15h59

Governador visita obras do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Aracruz

O governador do Estado, Renato Casagrande, visitou, na tarde desta quarta-feira (23) as obras do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Aracruz, que estão na reta final. Ele também conheceu o artista Seres, que faz um muralismo na fachada da edificação, conhecida como a antiga Casa da Cultura, no Centro da cidade, que está sendo reformada e modernizada para acolher os jovens de 15 a 24 anos.

A previsão é de que o CRJ Aracruz seja inaugurado em breve. Ele será um espaço moderno e acolhedor para jovens de 15 a 24 anos. Nele, as juventudes vão poder fazer gratuitamente cursos, oficinas, usar espaços para trabalho, laboratórios criativos, construir planos de trabalho e de vida, além de fazer passeios fora do território, entre outros.

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) fará a entrega do Centro de Referência das Juventudes e do primeiro muralismo da cidade. Seres é um artista visual que trabalha dentro do gênero urbano contemporâneo, com uma variedade de técnicas, entre elas o grafismo urbano. Premiado, ele participou de diversas exposições e mostras no Brasil, tendo trabalhos em vários estados. 

"Em breve, vamos inaugurar o CRJ Aracruz. No total, serão 14 CRJs no Estado para que as nossas juventudes tenham mais oportunidades. Eles são o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo”, ressaltou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Reforma

O imóvel, que foi cedido pelo município ao Governo do Estado, passou por reparos hidráulicos e elétricos. Além disso, foram feitas intervenções no telhado, trocas de portas e janelas danificadas, construção de rampas de acessibilidade, além da climatização das salas.

“Estamos preparando com muito carinho este espaço, para acolher as juventudes de Aracruz. A equipe do CRJ Aracruz está fazendo diversas mobilizações e reuniões para divulgar o projeto, que, em breve, vai ofertar cursos e oficinas gratuitas”, destacou a presidente da Organização da Sociedade Civil (OSC) Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte, Polliany Siqueira Silva Santos.

A instituição Amigos da Justiça foi definida para executar, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, o CRJ Aracruz, após ampla seleção pública. O projeto do CRJ foi elaborado pela SEDH, que implementa, com recursos do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, essa política pública para a juventude.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Os CRJs serão implantados em dez municípios atendidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. São eles: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Linhares, São Mateus, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard