31/03/2021 16h58

Governador visita novos leitos Covid abertos no Hospital Santa Casa Castelense

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, na manhã desta quarta-feira (31), no município de Castelo, na macrorregião sul, para a entrega dos novos 20 leitos exclusivos para tratamento de pacientes com o novo Coronavírus (Covid-19) no Hospital Santa Casa Castelense. São dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dez leitos de enfermaria contratualizados para atender ao Sistema Único de Saúde (SUS). Casagrande visitou ainda a nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), que começou a atuar no município esta semana.

As ações fazem parte de programas do Governo do Estado que visam a melhoria da assistência à saúde. A expansão na Santa Casa Castelense foi incluída na abertura de 126 novos leitos exclusivos para Covid-19 até o próximo domingo (4), anunciada pelo governador nessa terça-feira (30). O investimento de R$ 770 mil mensais faz parte do programa estadual “Leitos para Todos”.

Em sua fala, Casagrande destacou a importância da abertura de leitos diante do aumento do número de casos e internações devido à doença. O governador voltou a fazer um apelo à população para que respeite as medidas restritivas impostas na quarentena, como forma de evitar a disseminação do vírus.

“Castelo é a segunda cidade em população no sul do Estado. Anunciamos ontem esses e outros leitos em diversos hospitais, o que nos permitiu chegar a mais de 900 leitos de UTI em todo o Estado. É importante registrar que estamos há três semanas com a taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 90%, mesmo que a gente tenha aumentado consideravelmente o número de leitos disponíveis. Por isso, é bom que a gente compreenda o momento. Enquanto não temos vacina para todos, precisamos respeitar as medidas de isolamento social e de higiene para assim vencermos o vírus”, pontuou.

Ainda na sua cidade natal, Casagrande fez uma visita para conhecer as instalações da nova base do SAMU 192. Castelo foi um dos 11 municípios com a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na Região Sul de Saúde. A ação faz parte do programa estadual “SAMU para Todos”. Com a nova expansão, o serviço está presente em 51 municípios capixabas, atingindo uma cobertura de 85,04% da população.

“O SAMU para Todos é uma política que iniciamos em 2019 para que a gente possa atender a todos os municípios capixabas. Nos próximos meses, vamos incluir mais sete municípios da região sul, nos aproximando ainda mais da nossa meta, que é chegar a 100% de cobertura da população capixaba. Esse é um grande desejo de toda a região, proporcionando mais qualidade de vida e segurança à população, proporcionando uma resposta mais rápida nos atendimentos e assim salvando vidas, o que mais buscamos nesse momento”, declarou o governador durante o anúncio do início do atendimento nos 11 municípios na última segunda-feira (29).

Leitos para Todos

O Programa Estadual “Leitos para Todos” foi instituído pelo Governo do Espírito Santo em abril de 2020, por meio da Portaria Nº 071-R, como estratégia de qualificação e reestruturação da rede de atenção à saúde e fortalecimento do papel da regulação do Estado, com o objetivo de garantir o acesso à atenção hospitalar a todos os pacientes que desenvolverem formas graves da Síndrome Respiratória Aguda Grave, entre elas, o novo Coronavírus (Covid-19).

Deste modo, a Secretaria da Saúde (Sesa) estruturou uma ampla reforma nas áreas físicas das unidades hospitalares próprias e também um processo de contratualização de leitos em hospitais filantrópicos, federais e privados.

Diariamente, o Governo do Estado atualiza os dados da ocupação de leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba, disponível no link: https://coronavirus.es.gov.br/painel-ocupacao-de-leitos-hospitalares 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais
asscom@saude.es.gov.br 

  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard