06/07/2018 11h57 - Atualizado em 06/07/2018 15h53

Governador visita duplicação da ES 482 e inaugura Posto Rodoviário de Coutinho

Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

Na manhã desta sexta-feira (6), o governador Paulo Hartung visitou a duplicação da Rodovia ES 482, no trecho Cachoeiro de Itapemirim – Coutinho, que está com mais de 90% das obras concluídas. Durante a visita, o governador também inaugurou o Posto Rodoviário de Coutinho, localizado no Km 5 da rodovia.

Na visita e na cerimônia de inauguração, Paulo Hartung estava acompanhado do secretário dos Transportes e Obras Públicas (Setop), Paulo Ruy Carnelli, do diretor-geral do Departamento de Estadas de Rodagem (DER-ES), Enio Bergoli, e de outras autoridades estaduais e municipais.

Desde dezembro do ano passado, as quatro pistas da ES 482, duas em cada sentido, estão liberadas para o tráfego, facilitando o trânsito ao longo nos 11,2 Km de extensão do trecho. Também já estão prontas a calçada-cidadã, com extensão de 3,5 Km, entre o Trevo da Kia e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a faixa multiuso, com 5,7 Km, além de 28 abrigos de ônibus, passarela em frente ao Instituto e o viaduto da linha férrea.

Para conclusão das obras, faltam apenas os encabeçamentos do viaduto da linha férrea e o da ponte sobre o Córrego Lombo Seco, finalizando, assim, todo o pavimento asfáltico. A previsão é que a obra seja entregue à população nas próximas semanas.

“Inauguramos o Posto Rodoviário que será uma unidade ampla para cuidar da segurança da região e não apenas para atuação rodoviária. Também terá um importante papel nos horários de maior movimento, na entrada e na saída das instituições de ensino da região. Além disso, também visitamos a Rodovia ES 482 que conta com mais de R$70 milhões investidos para realização da duplicação. Olhando para frente vamos observar que o crescimento de Cachoeiro será nesta via duplicada”, destacou o governador Paulo Hartung.

“O Governo do Estado, por meio do DER-ES, está investindo mais de R$ 70 milhões na duplicação da ES 482. Um investimento ainda mais notório quando comparado aos de outros estados do Brasil. As obras na rodovia vão dar uma outra dinâmica ao Sul do nosso Estado. Com organização e planejamento, o Espírito Santo avança e garante mais qualidade de vida aos capixabas”, disse o diretor-geral do DER-ES, Enio Bergoli.

Posto Rodoviário

O Posto Rodoviário de Coutinho será utilizado pelo BPTran para fiscalização, já que a ES 482 é uma via com grande movimento de motoristas que vêm da Região Central-Sul do Estado em direção à cidade de Cachoeiro de Itapemirim, recebendo também o tráfego de Alegre, Atílio Vivácqua, Castelo, Conceição do Castelo, Guaçuí, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire, Muqui e Venda Nova do Imigrante. A média anual diária do tráfego na rodovia é de 10.255 veículos transitando no trecho Coutinho – Morro Grande e de 15.724 entre a rodovia e Morro Grande, que é um perímetro urbano.

Com uma área construída de 227,18 m², o posto possui salas de operações, depósito de armas, sala de atendimento, sanitários públicos (adaptados para cadeirantes), duas copas, depósitos para cones e materiais, vestiários, escadas, rampas para cadeirantes e iluminação externa.

Além do imóvel, o DER-ES também está equipando o posto com duas motos de 750 cilindradas, duas viaturas modelo Duster, mobiliário completo, sinalizadores, bafômetros, coletes, GPS, câmeras, binóculos, notebooks, impressoras e outros materiais necessários para o serviço de patrulhamento.

Esse é o primeiro posto a ser entregue à Policia Militar. Outro, com as mesmas características e equipado da mesma forma, está em fase final de construção na Rodovia ES 080 em Colatina e será entregue ainda neste segundo semestre. O Governo do Estado está investindo aproximadamente R$ 11 milhões nas duas obras e nos equipamentos fornecidos.

Informações à imprensa:

Assessoria Comunicação / DER-ES