17/01/2019 19h56 - Atualizado em 17/01/2019 20h41

Governador Renato Casagrande prestigia a posse das novas dirigentes do TRT-ES

Foto: Hélio Filho/Secom
O governador do Estado, Renato Casagrande, participou na noite desta quinta-feira (17) da solenidade de posse das novas dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-ES), desembargadores Ana Paula Tauceda Branco (presidente) e Sônia das Dores Dionísio (vice). Essa é a primeira vez que duas mulheres estão à frente da gestão do tribunal. O fato foi destacado pelo governador: “É um grande marco. A minha presença aqui tem a ver com essa novidade e o protagonismo das mulheres, que tomam posse em um órgão tão importante”.
 
Casagrande lembrou que a nova legislação trabalhista passou a exigir uma postura de “muito equilíbrio e coerência” por parte dos juízes do TRT-ES. “A Justiça do Trabalho se consolidou como uma Justiça importante e que precisa de todo o nosso apoio. A minha presença minha aqui, representando o governo do Estado, é para que eu possa abraçar as desembargadoras que estão tomando posse e, ao mesmo tempo, que eu possa colocar o trabalho integrado, as realizações, parcerias e relações institucionais que nós temos que fazer”, completou.
 
A solenidade de posse aconteceu em um cerimonial no bairro Santa Lúcia, em Vitória. Outras autoridades políticas e do Judiciário também prestigiaram o evento. As novas dirigentes do TRT-ES foram eleitas por unanimidade no dia 17 de outubro. A desembargadora Ana Paula Tauceda Branco substitui o ex-presidente Mário Ribeiro Cantarino Neto.
 
Veja o currículo das novas dirigentes do TRT-ES:
 
Ana Paula Tauceda
A desembargadora Ana Paula Tauceda Branco é pernambucana, natural de Recife. Graduada em Direito pela Ufes, é mestre em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais pelas Faculdades Integradas de Vitória/ES (FDV) e especialista em Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Constitucional do Trabalho pela Faculdade Cândido Mendes de Vitória/ES – Consultime Instituto de Ensino. Atualmente, é professora de Direito do Trabalho nos cursos de pós-graduação da FDV.
 
Ana Paula Tauceda atuou como advogada por mais de 20 anos e disputou a vaga destinada ao quinto constitucional no TRT-ES. Ela foi nomeada desembargadora em maio de 2012. Foi vice-presidente do TRT-ES no biênio 2013-2014, na gestão do desembargador Marcello Maciel Mancilha. 
 
Sônia Dionísio
Natural da cidade de Trindade, em Goiás, a desembargadora Sônia das Dores Dionísio é graduada em Direito pela UFMG e pós-graduada em Direito Público pela PUC-MG. Tem atualização e especialização em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pelo Centro de Extensão da Faculdade de Direito da UFMG.
 
Atuou como advogada trabalhista em Minas Gerais de 1988 a 1992 e, em novembro de 1992, tomou posse no cargo de juíza do trabalho do TRT-ES, após concurso de provas e títulos. Atuou na Vara de Afonso Cláudio e na 3ª VT de Vitória.
 
Como juíza titular, a partir de 1994, esteve à frente das varas de Nova Venécia, Cachoeiro de Itapemirim, 3ª e 11ª de Vitória. Em janeiro de 2018, foi promovida pelo critério de merecimento a desembargadora do TRT-ES, passando a ocupar a vaga decorrente da aposentadoria de Lino Faria Petelinkar.
 
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 99648-6334
giovani.pagotto@seg.es.gov.br
 
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard