23/11/2010 01h49 - Atualizado em 16/01/2019 13h26

Governador recebe estudantes selecionados para o Intercâmbio 2011

O governador Paulo Hartung recebeu na tarde desta segunda-feira (22), no Palácio Anchieta, os vinte estudantes que foram selecionados para viajar para o exterior pelo programa de Intercâmbio 2011, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) para alunos dos Centros Estaduais de Idiomas (CEIs). Os alunos vão viajar em 2011 para Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e África do Sul.

Também estiveram presentes no evento o secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, o secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix, a subsecretária de Educação Básica e Profissional, Adriana Sperandio, além dos alunos que foram ao Canadá na primeira edição do programa.

Fotos: Thiago Guimarães/ Secom

O secretário Haroldo Corrêa Rocha destacou o crescimento do programa, já que o número de vagas subiu de seis para vinte, e ressaltou a importância da interiorização dos Centros Estaduais de Idiomas.




“Expandimos muito esse programa em 2010, e para 2011 queremos ainda mais. Já estamos em estudos para a criação de novos centros em cidades que ainda não foram contempladas e até mesmo em alguns municípios, onde não se justifique a criação de novos centros, comprar vagas em cursos já existentes”, afirmou o secretário.

Haroldo Corrêa Rocha ressaltou ainda a importância da oportunidade para a formação dos jovens. “Estamos enviando esses vinte alunos, que são de quatorze escolas diferentes, com a missão de que quando voltarem, eles compartilhem experiências e incentivem os outros colegas. Estamos dando uma oportunidade aos alunos da rede pública que antes apenas alunos da rede particular tinham”.

O governador Paulo Hartung lembrou que a ideia de implantar o programa Bolsa Sedu Idiomas surgiu durante uma viagem que fez a Dubai, nos Emirados Árabes, e a Cingapura. “Visitamos o navio- plataforma FPSO Cidade de Vitória, que estava sendo convertido em Dubai e que hoje está operando no litoral capixaba. Lá, encontramos 20 jovens capixabas, que estavam sendo treinados pela Petrobras para atuar na operação da plataforma. Eles nos disseram que a grande dificuldade que estavam tendo era relacionada ao domínio do idioma inglês”.

Hartung ressaltou que nas plataformas de petróleo trabalham profissionais de diversos países e que a língua inglesa é a utilizada por todos. “Voltamos da viagem com o propósito de criar no Estado um centro de idiomas para alunos da rede pública. Implantamos, então, o Bolsa Sedu Idiomas, que hoje atende a mais de cinco mil alunos. A partir daí, tivemos a ideia de promover também o intercâmbio de nossos estudantes, como forma de motivar nossos alunos a se preparar e a buscar uma formação profissional”, pontuou.

O governador destacou que o Espírito Santo e o Brasil vivem um momento de muitas oportunidades, mas frisou que ainda existem poucos profissionais qualificados. “O que desejamos é que um programa de intercâmbio como esse sirva de estímulo. Queremos que vocês valorizem essa oportunidade e multipliquem a experiência adquirida com seus colegas. Os capixabas estão apostando em vocês”, salientou, aproveitando para parabenizar aos bolsistas contemplados, a seus familiares e aos professores que fazem parte do Bolsa Sedu Idiomas.

O aluno Vitor Scherrer de Paula, do CEI de Vitória,  falou sobre a motivação e a importância da viagem em sua vida. “É uma oportunidade que meus pais não poderiam me dar. Tentei ano passado, mas não consegui e a vitória veio esse ano. Será uma chance e tanto para a minha vida, uma coisa fantástica”, disse o estudante. Já o aluno do CEI de Cariacica, Uriel Marcos Martins Loures, destacou o esforço e a preparação para conseguir uma das vagas do Intercâmbio. “Não só eu, mas todos que passaram se prepararam muito. O inglês hoje é extremamente necessário e além desse aprendizado, o intercâmbio vai abrir nossa visão, já que vamos conviver com diversas pessoas e culturas. Agradeço ao Governo do Estado pela oportunidade”, falou o estudante.

Quem também agradeceu ao Governo do Estado e à Sedu pela oportunidade foram os pais dos estudantes que estiveram presentes na cerimônia. A costureira Sônia Alves Rossi, mãe da aluna Karoline Alves Rossi, do CEI de Colatina, lembrou que o sonho da filha sempre foi conhecer o exterior. “Desde pequena ela queria conhecer outros países, estudar fora e nós sempre pensamos como isso poderia acontecer, se nós não tínhamos condições. Graças ao Governo do Estado e ao esforço dela, a nossa filha vai para o Canadá”, comemorou. Já a vigilante patrimonial Lucinéia de Paula disse que viu de perto o esforço do filho, Victor Scherrer de Paula, primeiro colocado no CEI Vitória. “Ele queria muito essa vaga. Chegava a bater na porta do quarto dele às três da manhã e lá estava o menino estudando. Falava que era para ele ir dormir, mas hoje vejo que o esforço deu resultado.”


Confira o nome dos selecionados:

CEI Cariacica
1º lugar – Uriel Marcos Martins Loures
2º lugar – Chelsea Genevive de Oliveira Moraes
3º lugar – Steffani Peltier Barbosa
4º lugar – Jhonatan do Nascimento Silva

CEI Vila Velha
1º lugar – Juliana dos Reis Gomes
2º lugar – Iago da Silva Monteiro
3º lugar – Igor Roque de Moura
4º lugar – Leonardo Kieffer
5º lugar – Sarah Giulian Manoel Rosário
*O CEI de Vila Velha teve 5 alunos selecionados pois teve o maior número de inscritos

CEI Serra
1º lugar – Luana da Silva
2º lugar – Nágila Alves Souza Lima
3º lugar – Nicole Silva Barbosa
4º lugar – Jaianny Emanuely Delfim Apolinário

CEI Vitória
1º lugar – Vitor Scherrer de Paula
2º lugar – Weverton Frederico Zortea Coradini
3º lugar – Larissa do Nascimento
4º lugar – Gabriela Louise Caldas Koene

Aluno com mais de 18 anos
Yuri Márcio Pianzola Soave

CEI de Colatina
Karoline Alves Rossi

CEI Cachoeiro
Maristela de Souza Carvalho Fidelis da Silva

Confira a distribuição das 20 bolsas:
- CEI Vitória: 04 vagas – Países: Nova Zelândia, Irlanda e Canadá;
- CEI Vila Velha: 04 vagas – Países: Nova Zelândia, Irlanda e Canadá;
- CEI Serra: 04 vagas – Países: Nova Zelândia, Irlanda e Canadá;
- CEI Cariacica: 04 vagas – Países: Nova Zelândia, Irlanda e Canadá;
- CEI Colatina: 01 vaga – País: Canadá;
- CEI Cachoeiro: 01 vaga – País: Canadá;
- Maior de 18 anos: 01 vaga – País: África do Sul;
- CEI com maior nº de inscritos: 01 vaga – País: Nova Zelândia.

Curso de Idiomas

Oferecido pela Sedu desde abril de 2009, o curso de Inglês tem duração de até 36 meses, com carga horária de até 300 horas/aula, divididas em duas aulas semanais de 1h15 de duração. Ministrado no horário contrário ao das aulas regulares do estudante, o curso é oferecido nos quatro CEIs localizados em escolas estaduais polo nos municípios de Cariacica, Vila Velha, Serra e Vitória, e também em Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.  



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ elmorati@sedu.es.gov.br
Texto: Elton Lyrio Morati

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
27-99413723
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard