13/04/2019 13h28

Governador participa de inaugurações e anuncia repasse para construção de creche em Ibiraçu

Foto: Hélio Filho/Secom
O governador do Estado, Renato Casagrande, cumpriu várias agendas na manhã deste sábado (13) nos municípios de João Neiva e Ibiraçu, onde anunciou o repasse de R$ 2 milhões para a construção do Centro Municipal de Ensino Infantil (CEI) no bairro Elias Bragatto. Casagrande também visitou o Mosteiro Zen Morro da Vargem, o Santuário Nossa Senhora da Saúde, além de participar da inauguração de duas unidades de saúde, do novo Posto de Atendimento Veicular (PAV) e de um Campo Bom de Bola II.

A assinatura da Ordem de Serviço do CEI aconteceu no antigo campo de futebol do bairro. A unidade de ensino contará com dez salas de aula, sendo seis para creche e quatro para a pré-escola, em uma área total de 1.145,41 metros quadrados. Com a construção, 260 vagas serão geradas na Rede Pública Municipal, o que possibilitará atender crianças do bairro Sede, quanto do entorno.

Durante a solenidade, o governador citou a importância de investimentos na educação. “Fortalecer a Educação Infantil é um pacto que nós temos com os municípios, pois fortalecendo a base da educação vamos ter um jovem melhor no Ensino Fundamental e Médio. Um dos caminhos é investir em infraestrutura, entregando material didático e uniforme padronizado para todo o Estado", comemorou.

De acordo com o subsecretário de Estado de Suporte à Educação, Aurélio Meneguelli, o investimento é fruto de uma política de educação pautada pela melhoria da qualidade do ensino aos capixabas.

“Em menos de quatro meses de Governo já assinamos diversas Ordens de Serviço para obras de infraestrutura das nossas escolas, o que mostra que estamos atentos às demandas da Rede, viabilizando as melhorias necessárias dentro das nossas condições orçamentárias para garantir melhores condições aos nossos alunos”, enfatizou.

Entre as obras inauguradas, Casagrande esteve no Posto de Atendimento Veicular de Ibiraçu, que agora funciona em novo endereço: na Avenida Arlindo Vicente, 201, no bairro Ericina. O antigo PAV estava fechado há mais de seis anos. O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Givaldo Vieira, destacou que a nova unidade garante que os moradores do município não tenham de ir até outros municípios para acessar aos serviços presenciais do órgão relacionados à Habilitação e Veículos.

“Neste período em que o PAV de Ibiraçu estava fechado, os moradores de Ibiraçu buscavam a Ciretran de Aracruz, que também será beneficiada, já que desafogará o atendimento. Essa necessidade de se deslocar prejudicava, sobretudo quem mora na zona rural e trabalha na lavoura. O novo PAV é bem localizado e respeita às regras de acessibilidade”, lembrou Givaldo.

Segundo o diretor-geral do Detran|ES, uma das diretrizes do Governo é aproximar o órgão dos capixabas, sempre buscando a melhoria na prestação de serviços e com foco na formulação de políticas públicas para reduzir acidentes em nossas vias e rodovias.

Outras agendas

O dia do governador começou com um café da manhã na empresa CBF Indústria de Gusa, que produz ferro gusa em João Neiva. Recentemente, a empresa recebeu a notícia de que não teria mais o repasse de minério de ferro vindo da mineradora Vale em decorrência do desastre de Brumadinho-MG. No entanto, o governador fez uma interlocução junto a Vale para manter o repasse de minério devido à importância da CBF para o município. A empresa gera 350 empregos diretos e tem grande participação na arrecadação do Município.

Em seguida, Casagrande fez uma visita ao Monge Daiju, no Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, onde está sendo construído o segundo maior Buda do mundo, com 33 metros de altura sentado. O governador participou ainda das solenidades de inauguração de duas unidades de saúde nos bairros Pedro Palácios e Campagnaro, em Ibiraçu. No bairro Elias Bragato, além da ordem de serviço do CEI, ele inaugurou um Campo Bom de Bola II. Por fim, o governador visitou o Santuário Nossa Senhora da Saúde e o bispo emérito da Diocese de Colatina, Dom Décio Zandonade.

"Nós queremos e desejamos estar próximo das pessoas, conversando, fazendo com que o cidadão tenha capacidade de dialogar com o governador e com o Governo. Visitamos uma praça no bairro Elias Bragato, que estamos fazendo desde o nosso primeiro mandato. Inauguramos o posto de atendimento do Detran e participamos da inauguração de duas unidades de saúde, do Campo Bom de Bola. Fomos ao Mosteiro, um local incrível que fomenta o turismo e no Santuário do Dom Décio. Locais de muita espiritualidade e que faz dessa região tão especial", comentou.

Também participaram das agendas os secretários de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente; de Esportes e Lazer, Júnior Abreu; além do secretário-chefe da Casa Militar, coronel Aguiar.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br