26/10/2020 19h04

Governador participa de abertura oficial do Fórum Oil & Gas Week 2020

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, nesta segunda-feira (26), da abertura do Fórum “Oil & Gas Week 2020 Espírito Santo”, que reúne representantes do Governo do Estado, do segmento, empresas e investidores com o objetivo de criar e conectar negócios aproximando players. O evento é organizado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A abertura teve ainda a participação do ministro de Minas e Energias, Bento Albuquerque. 

Entre os painelistas, estão confirmados grandes e importantes players do setor, como as operadoras Petrobras, Shell e Equinor, além de entidades como o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), que serão mediadoras de painéis específicos.

Em sua fala, o governador Renato Casagrande destacou a importância do encontro e a participação do Espírito Santo neste setor. “Queria parabenizar a Cris Samorini, presidente da Findes, por colocar o tema energia de forma mais ampla no Fórum, debatendo nossa política energética. Queremos ver cada vez mais as energias renováveis sendo difundidas e utilizadas. O gás natural é importantíssimo para nós e ouvir as empresas que atuam no Estado é fundamental. Temos um ativo da Petrobras instalado e a empresa tem outras prioridades, mas quando se atrai outras empresas que atuam em campos maduros se gera mais oportunidades aos capixabas. Buscamos sempre atrair novos empreendedores para o Estado”, apontou.

Casagrande destacou a participação da Companhia de Gás do Espírito Santo (ES GÁS), sociedade de economia mista formalmente constituída no ano passado e que passou a ser a nova concessionária para a distribuição de gás natural canalizado no Espírito Santo. “Nossa empresa, a ES GÁS, já nasceu com um contrato dentro das regras do mercado livre de gás e aprovamos uma lei no Estado que nos dá segurança jurídica. O Espírito Santo pode ser um exemplo e grande instrumento do uso e importação do gás para que seja uma forma de desenvolvimento de nosso Estado”, acrescentou.

Para o Espírito Santo, terceiro maior produtor de petróleo do país, o ambiente se mostra favorável para o evento, já que o mercado começa a se abrir para novas oportunidades como é o caso do descomissionamento de plataformas gerando emprego e renda para os capixabas. O primeiro painel de debate, nesta terça-feira (27), contará com a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip.  “Pretendo apresentar um breve panorama sobre o descomissionamento de plataformas que movimenta uma cadeia de serviços capaz de gerar emprego e renda no Estado”, antecipou o secretário.

Outros temas abordados nos paineis serão: Infraestrutura e Novo Mercado de Gás (dia 28) e Mercado de Trabalho e Habilidades do Futuro (dia 29).

Oil & Gas Week 2020 Espírito Santo

O evento visa a criar e conectar negócios entre empresas, aproximar players e possíveis parceiros, divulgar as competências do Estado do Espírito Santo, atrair investidores e promover conhecimentos e oportunidades no setor. Empresas, fornecedores, entidades e associações de P&G, profissionais e estudantes do setor, startups e empresas de base tecnológica, farão parte do público participante dos Seminários e Rodadas de Negócios promovidas na ocasião.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sedes/Ipem
Andreia Foeger / Gabriela Galvão
(27) 3636-9707 / 99942-9537 / 3636-9708
comunicacao@sedes.es.gov.br / gabriela.galvao@sedes.es.gov.br 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard