09/12/2021 07h30 - Atualizado em 09/12/2021 11h45

Governador participa da abertura do principal evento da TI pública no Brasil

Foto: Hélio Filho/Secom

A abertura do 49º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a Gestão Pública (Secop) aconteceu, na noite dessa quarta-feira (08), no Centro de Convenções de Vitória. Participaram o governador do Estado, Renato Casagrande; o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho; e outras autoridades.

O governador destacou a importância da tecnologia para superar os desafios impostos pela pandemia e como o avanço tecnológico contribuiu para a Administração Pública manter as atividades, inclusive, os serviços que não são considerados essenciais.

“É o primeiro grande encontro depois de praticamente dois anos. Tem um ditado que diz: 'não se formam grandes generais se não enfrentarmos guerras’. Nesse momento desafiador de pandemia, semelhante a um período de guerra, temos aqui vários generais que não deixaram os serviços pararem por meio da tecnologia. Pela tecnologia, conseguimos transformar o Espírito Santo em líder na transparência dos recursos do Covid-19”, lembrou o governador.

Casagrande prosseguiu: “Quantas reuniões, ordens de serviço, pronunciamentos que realizamos durante a pandemia pela tecnologia. Às vezes, me pego às 23h assinando processo de forma virtual. Nesse mundo digital, não temos dia, nem hora para trabalhar. Conseguimos avançar com o uso da tecnologia para o cidadão. Uma prova é o Conecta Cidadão, pelo qual ofertamos 534 serviços aos capixabas.”

Para o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho, o País tem avançado em soluções tecnológicas que estão sendo usadas pela União, como a identidade digital e a prova de vida digital. “São inovações que podem ser usadas por Municípios e Estados. Felizmente, estamos no caminho certo, tanto que o Brasil está em 7º lugar no ranking do Banco Mundial, que analisa as ações de governo digital e de transformação digital na Administração Pública”, afirmou.

O esforço em superar os desafios para realizar o Secop neste ano, em Vitória, foi um dos pontos destacados por Tasso Lugon, que ocupou a presidência da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) até o dia 8 deste mês.

Atualmente no cargo de diretor de Tecnologia da Informação do Banestes, Lugon destacou o investimento do Governo do Estado em infraestrutura e tecnologia para oferecer um melhor serviço ao cidadão. “Com o apoio de todas as organizações públicas, vamos construir um Estado mais digital e uma sociedade mais inteligente. Precisamos integrar sistemas e pensar em novas soluções para a transformação digital ser vivenciada pela população”, enfatizou.

Estado Digital

Organizado pela Abep-TIC, com o apoio do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), o Secop tem como tema “O Estado Digital para o Cidadão”.

A primeira palestra foi ministrada pelo historiador e professor Leandro Karnal, que abordou o tema “Planejamento e estratégia para um novo tempo: O futuro começa hoje”. Na avaliação do palestrante, o maior valor é a vida, porque ele é a base para os demais. Ele também salientou que o Estado deve ser mais atuante nos setores em que é essencial, como saúde, saneamento, segurança, entre outros.

Para Karnal, a pandemia é uma prova de que prever o futuro não é viável. “Não sabemos como será a nossa vida nos próximos anos. Por outro lado, devemos nos preparar para novos cenários, buscando sempre aprender novas habilidades. O mundo e setores, como a TI e a Medicina, mudam com extrema rapidez, exigindo dos profissionais uma grande capacidade de adaptação”, acrescentou.

O historiador também mencionou que o protagonismo é a capacidade de propor soluções para a sociedade. “É preciso compreender e estar inserido na realidade do cidadão. Assim, o Poder Público tem mais condições de implantar mudanças para aperfeiçoar os serviços públicos de forma consistente”, pontuou.

Premiação

Na abertura do Secop, também foi divulgado o vencedor da 19ª edição do Prêmio e-Gov. O primeiro lugar ficou com o projeto “RS.GOV.BR – Plataforma Unificada de Serviços do Estado do RS”, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).

Com 56 trabalhos inscritos na edição deste ano, o Prêmio e-Gov tem como objetivo reconhecer os projetos e trabalhos de governo eletrônico criados com a intenção de digitalizar e melhorar o serviço público.

Com atividades até esta sexta-feira (10), o Secop conta com a participação de 500 congressistas. Além disso, tem uma programação com 96 campfires divididos em 8 hubs temáticos, 35 palestras e quatro painéis.

Para manter os cuidados de prevenção contra a Covid-19, o evento exige a adoção e o reforço das boas práticas e de higienização, bem como a garantia das condutas adequadas de higiene pessoal. Os participantes são obrigados a usar máscara em todos os ambientes e a apresentar o comprovante de vacinação. Outro cuidado adotado é a medição de temperatura em todos que acompanham as atividades do Secop.

Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto