10/03/2022 22h05 - Atualizado em 10/03/2022 22h20

Governador participa da abertura da 3ª Festa da Criatividade

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na noite desta quinta-feira (10), da abertura da 3ª edição da Festa da Criatividade, realizada pela Secretaria da Cultura (Secult) em conjunto com a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI). O evento segue até o próximo sábado (13) com uma ampla programação, que inclui rodadas de negócios, debates, shows, oficinas e um seminário internacional.

“A cultura é uma atividade que se entrelaça e se expande junto com a área tecnológica, o meio ambiente e a preservação dos direitos humanos, criando um pilar forte de cidadania. Nosso desejo é que a gente possa fazer essa transversalidade cultural interagindo com todas as atividades, dando dinamismo e enriquecendo a sociedade capixaba”, pontuou o governador, durante a mesa de abertura do evento.

Casagrande prosseguiu: “Como seria bom se tivéssemos uma política cultural mais presente no Brasil, onde não precisássemos discutir questões, como a obrigatoriedade de passaporte vacinal, mas sim a confiança nas evidências científicas. É motivo de grande alegria que a possa ser sediar a terceira edição desta Festa da Criatividade aqui no Espírito Santo.”

A programação conta com rodadas de negócios, debates e seminário internacional. Entre os temas discutidos estão o estado de emergência cultural, os horizontes da retomada da cultura, criatividade e liberdade, enraizamento e transcendência, abordando o fortalecimento da ancestralidade e da diversidade cultural para estimular a criatividade.

A Festa da Criatividade é um evento técnico-científico que faz parte do Projeto Hub Criativo, coordenado pela Gerência de Economia Criativa (Gecria) da Secult e está inserido dentro do ES+CRIATIVO, um programa estadual de desenvolvimento da economia criativa no Espírito Santo incorporado ao Plano Plurianual do Governo do Estado.

“Com a nossa terceira Festa da Criatividade, nós integramos as diversas políticas públicas e a diversidade da nossa cultura às mais urgentes discussões contemporâneas de nosso campo. Sabemos que a Economia Criativa é altamente transformadora em termos de geração de renda, criação de empregos e receitas de exportação. Vamos ver isso na prática em nossos três dias de evento”, projetou o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.

De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Cristina Engel, a criatividade, liberdade e inovação são interligadas e imprescindíveis na vida de todos e na cultura têm uma forte presença. Segundo ela, a Fapes tem um importante papel no programa por meio do apoio ao projeto Hub da Inovação.

“Entre outras importantes contribuições, irá possibilitar a implementação do Observatório da Economia Criativa, gerando dados fundamentais para o avanço do conhecimento e, também, fornecendo informações que podem subsidiar as tomadas de decisão em relação às necessidades do setor e às políticas públicas correlacionadas”, afirmou Cristina Engel.

A 3ª edição da Festa da Criatividade acontece de forma híbrida nos dias 10, 11 e 12 de março de 2022, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), na Enseada do Suá, em Vitória. As inscrições para participação presencial são limitadas e gratuitas.

Clique aqui e veja mais informações sobre a programação do evento

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard