06/05/2024 10h30 - Atualizado em 06/05/2024 12h27

Governador inaugura obras de macrodrenagem em Vila Velha

Foto: Rodrigo Zaca/Governo-ES

O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, nesse domingo (05), a inauguração da obra de construção de galeria de águas pluviais na, no município de Vila Velha. Um passeio ciclístico marcou a entrega da obra e do recapeamento asfáltico da Avenida Carlos Lindenberg. Com investimento de R$ 16,4 milhões, a galeria tem capacidade de armazenamento de aproximadamente 16 milhões de litros e atua diretamente na drenagem das águas provenientes das duas bacias em seu entorno.

A galeria construída na Avenida Carlos Lindenberg trabalha de forma independente com linha dupla de galeria. Cada linha de galeria conduzirá as águas para cada sub-bacia: uma para o bairro Santos Dumont e a outra para o canal da Travessa Belas Artes. Ambas conduzirão as águas da chuva para o Rio Aribiri, visando ao bombeamento pela Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP) Aribiri.

As águas da sub-bacia do bairro Santos Dumont que antes desaguavam na baía de Vitória via canal da Travessa Belas Artes, que não possui seção hidráulica para suportar a contribuição, serão conduzidas até o rio Aribiri para serem bombeadas pela EBAP localizada na foz do rio. O sistema de macrodrenagem projetado pelo Governo do Estado para o município de Vila Velha, contempla a construção de estações de bombeamento, comportas de maré, galeria dique, galerias de reservação, impermeabilização de canais e parques lineares.

“Estamos inaugurando esse novo pavimento da Avenida Carlos Lindenberg, que está totalmente revitalizada e reabilitada, com nova sinalização. Isso faz parte de um conjunto de obras de macrodrenagem. Essa é somente a parte visível. As pessoas não veem, mas fizemos galerias sob a rodovia e que irão ajudar a reduzir o problema dos alagamentos no município. É mais um investimento em parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Vila Velha”, destacou o governador.

São nove estações de bombeamento, quatro entregues, três em execução e dois em licitação, com capacidade de bombear, juntas, mais de 347 milhões litros por hora, algumas com comportas de maré, conectadas entre si por uma rede de canais e galerias, totalmente operáveis remotamente através de um Centro de Controle Operacional. Essas estações permitem esgotar de forma eficiente, e muito rapidamente, as águas de chuva, diminuindo drasticamente os impactos negativos para a população local e para todos que circulam pela região.

As galerias e canais que compõem o sistema de macrodrenagem possuem uma capacidade de reservação de águas pluviais na ordem de 234 milhões de litros, depositadas ao longo dos seus 15 quilômetros de extensão.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, explicou a finalidade das intervenções: “Os alagamentos provocados pelas chuvas nessas regiões causam frequentes prejuízos aos moradores e comerciantes, além de restringirem a mobilidade urbana. As obras de macrodrenagem possibilitarão que a água escoe em maior velocidade, minimizando os impactos das chuvas.”

“É importante destacar que o sistema de macrodrenagem projetado, além da sua principal função de minimizar as inundações em épocas de chuva, também foi pensado visando proporcionar maior mobilidade urbana e qualidade de vida para a população”, completou Marcus Vicente.

Recapeamento

Com investimento superior a R$ 9 milhões, as obras de recapeamento contemplaram um trecho de 4,8 quilômetros, que vão desde a 2ª Ponte (Ponte Governador Gerson Camata) até a entrada do bairro Ibis. No total, foram pavimentados mais de 125.226,00 metros quadrados. Os serviços incluíram ainda reforço na sinalização do trecho. As obras foram executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) numa parceria com a Prefeitura Municipal de Vila Velha.

“Esse gesto simbólico de unir esporte e mobilidade reflete o compromisso do Governo do Estado em cuidar da vida do capixaba. A comunidade agora desfruta de uma via revitalizada e segura”, afirmou o diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas.

Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto