12/11/2018 19h03 - Atualizado em 12/11/2018 19h59

Governador entrega comenda ao médico Carlos Sandoval Gonçalves

Foto: Leonardo Duarte/Secom

O governador Paulo Hartung entregou, na tarde desta segunda-feira (12), a Comenda Jerônimo Monteiro, maior honraria que pode ser concedida pelo Poder Executivo Estadual a uma personalidade, para o médico Carlos Sandoval Gonçalves. O evento foi realizado no Salão Nobre do Palácio Anchieta, Cidade Alta, em Vitória.

“Doutor Carlos Sandoval é um bom professor, inquieto pesquisador e um líder que formou uma geração de bons profissionais da saúde no Espírito Santo. Formou uma geração e deixou algo que o País necessita, que são boas atitudes e bons exemplos. Por isso que os capixabas te oferecem essa homenagem e esse reconhecimento por sua história. Nosso desafio é animar pessoas em boas rotas de vida”, destacou o governador.

Paulo Hartung ressaltou que a homenagem vai para uma pessoa que atuou profundamente na formação de gerações com a disseminação de bons exemplos e valores. “É uma alegria poder, em nome dos capixabas, fazer essa homenagem com a maior honraria disponível para lideranças que auxiliam no desenvolvimento social e econômico do nosso Estado. Esse momento é importante para nós capixabas que temos o desafio do trabalho em nossa vida porque bem formulado e executado pode trazer resultados pessoais e coletivos”, disse.

Ordem estadual do mérito Jerônimo Monteiro

Criada pelo decreto nº 230 – de 19 de abril de 1972, a Ordem Estadual do Mérito Jerônimo Monteiro destina-se a agraciar personalidades e instituições nacionais e estrangeiras dignas e merecedoras da gratidão e da admiração do povo Espírito-Santense.  O Conselho da ordem é integrado pelo governador do Estado, que o presidirá; pelo secretário-chefe da Casa Civil,  chanceler da ordem; pelo secretário-chefe da Casa  Militar e pelo secretário de Estado da Educação.

Carlos Sandoval Gonçalves

Nasceu em Cachoeiro de Itapemirim em 20 de abril de 1942. Estudou Medicina na Faculdade Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, e se formou em 1965. Permaneceu no Rio por mais de dois anos fazendo especialização em gastroenterologia. Retornou ao Espírito Santo em 1967. Em 1968 iniciou suas atividades como médico voluntário do Hospital das Clínicas – Hucam, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).   Em 1971 foi aprovado em concurso para professor de Gastroenterologia da Ufes – onde atuou como professor e médico até 2012, quando foi aposentado compulsoriamente.  Durante esses anos contribuiu para o desenvolvimento da gastroenterologia e da hepatologia no Estado.  Foi pioneiro na realização de biópsia hepática e da laparoscopia diagnóstica, contribuindo para o diagnóstico de diversas doenças.