28/09/2017 14h46 - Atualizado em 28/09/2017 15h34

Governador de Vêneto, na Itália, virá ao Espírito Santo para consolidar parcerias

Foto: Divulgação

Após convite do governador Paulo Hartung, que está em missão internacional na Itália desde o início da semana, o governador da Região de Vêneto, Luca Zaia, virá ao Espírito Santo em breve, para firmar parcerias.

A reunião entre Hartung e Zaia ocorreu durante a 52ª Marmomac, Feira de Rochas de Verona, que é a maior e mais tradicional do setor, em todo o mundo. Também participaram os embaixadores Paulo Cordeiro, consul-geral do Brasil em Milão, e José Carlos da Fonseca Junior, secretário de Estado da Casa Civil, e ainda Alberto Luz, um dos diretores da Marmomac, que mora no Espírito Santo.

A conversa transcorreu em clima cordial, com troca de informações sobre a realidade socioeconômica e política das duas regiões. Bem informado sobre o Brasil, o governador Zaia traçou paralelos entre a situação do Espírito Santo e do Vêneto, considerando que ambos, em relação ao contexto econômico mais amplo de seus respectivos países, podem ostentar resultados e perspectivas especialmente animadoras. "Ainda saindo de uma grave crise recessiva que se abateu sobre os países da Região Sul da Europa, de fato o Vêneto é ponto fora da curva e vem consistentemente puxando para cima a performance da retomada da atividade econômica na Itália, assim como o Espírito Santo em relação ao Brasil”, afirmou a autoridade regional italiana.

O governador Paulo Hartung aproveitou o encontro para convidar o colega chefe do executivo de Vêneto para visitar o estado capixaba, em data a ser definida nos próximos dias. Zaia teve um avô nascido no Brasil, filho de imigrantes, mas que retornou ao seu país de origem. Ele já visitou São Paulo e a Região Sul do Brasil, porém nunca esteve no Espírito Santo.

Com base no acordo de cooperação e amizade assinado em 2015, os governos do Espírito Santo e do Vêneto vão se preparar para que a visita já possa marcar o lançamento de uma série de parcerias, por exemplo o intercâmbio de informações e de formação de recursos humanos, com foco na agricultura orgânica, no agroturismo e no arranjo produtivo do setor de rochas ornamentais.

O governador Paulo Hartung destacou, durante a reunião, os vínculos que aproximam o Espírito Santo e o Vêneto, origem da maioria dos imigrantes italianos radicados no estado capixaba, como a cultura e a gastronomia.

“O fato de o Espírito Santo ser, proporcionalmente, o estado brasileiro mais "veneziano", nos assegura uma conexão privilegiada com o que há de mais dinâmico no Norte da Itália, uma plataforma especial para nos conectar com o vastíssimo mercado europeu, com elevada capacidade de demandar bens e serviços "made in ES", pontuou Hartung.

 

A missão

 

O governador Paulo Hartung e o secretário e embaixador José Carlos da Fonseca Júnior viajaram em missão internacional para a Região do Vêneto, na Itália, no início desta semana. Além de participarem da 52ª Marmomac, estão previstos vários compromissos diplomáticos e reuniões visando a parcerias em diversas áreas.

O Vêneto é uma região do Nordeste da Itália, uma das mais povoadas do país. A capital é Veneza.

A missão capixaba na Itália está sendo acompanhada pelo embaixador Paulo Cordeiro, cônsul-geral do Brasil em Milão, com jurisdição sobre o Vêneto. Ele foi enviado pelo Itamaraty a Veneza e a Verona para prestar apoio à missão do Governo do Espírito Santo.

"Ver a Marmomac e as ruas de Verona tomadas por, seguramente, mais de uma centena de capixabas de todas as regiões de nosso estado envolvidos no setor de rochas, me reforça a visão de nossa inserção globalizada e competitiva na economia internacional, nossa vocação de cosmopolitismo e nossa capacidade de trabalhar e vencer desafios", concluiu Paulo Hartung.

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard