02/12/2021 12h56

Governador autoriza reforma de escola e construção de quadra em Jerônimo Monteiro

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, autorizou, nesta quinta-feira (02), o início das obras de reforma e ampliação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jerônimo Monteiro e da construção de uma quadra poliesportiva coberta, com arquibancada, no bairro Santa Clara, ambas em Jerônimo Monteiro. O investimento total é de R$ 15,8 milhões nas duas intervenções.

"É uma alegria estar novamente aqui na região sul, trazendo mais investimentos. Na educação, estamos trabalhando forte para recuperar o tempo perdido devido a pandemia. Vamos reconstruir a Escola Jerônimo Monteiro, que não ficará devendo em nada para nenhuma outra. Vamos construir uma quadra poliesportiva em Santa Clara, levando esporte, saúde e lazer àquela comunidade. Nosso governo trabalha com dois pilares: infraestrutura para mudar a vida das pessoas e trazer desenvolvimento; e com a educação, que gera oportunidades para as pessoas”, disse Casagrande.

Com investimento de R$ 13.817.481,46, a EEEFM Jerônimo Monteiro será contemplada com os serviços de reforma e ampliação, que serão executados pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). Dos atuais 4.661,72 metros quadrados de área construída, a unidade passará a ter 6.282,12 metros quadrados.

A unidade terá 24 salas de aula, biblioteca, sala de recurso, ambiente administrativo, guarita, quadra poliesportiva, auditório, laboratório física/matemática, laboratório química/biologia, 2 laboratórios de informática, 2 salas multiuso, sala de artes, refeitório e pátio descoberto. O prazo de execução é de 900 dias.

“O Governo do Estado está investindo pesado na área da educação. Além dessa, estamos reformando e ampliando muitas outras escolas, em todo o Estado. É muita satisfação fazer parte de uma gestão que sabe da importância de valorizar o ambiente escolar”, salientou o diretor-presidente do DER-ES, Luiz César Maretto.

A diretora da escola, Luzia Helena dos Santos, agradeceu pelo empenho do Governo para a realização da obra. “Agradeço por todo suporte e comprometimento nesse momento tão difícil, durante a pandemia. Os estudantes são nosso bem maior e lutaremos por todas as melhorias. O dia de hoje marca nossa história por receber o pontapé inicial dessa obra que, muito em breve, será realidade. Nosso muito obrigado a quem se preocupa e investe na educação”, afirmou.

O município de Jerônimo Monteiro vai receber também a obra de construção de uma quadra poliesportiva coberta, com arquibancada, no bairro Santa Clara. A obra será realizada pelo Governo do Estado, por meio da parceria entre a Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) e o DER-ES, em um investimento de cerca de R$ 2 milhões.

O equipamento de alto padrão ocupará um espaço de 32,10 x 24,40 metros quadrados e servirá para a prática de esportes em geral, realização de pequenos eventos comunitários e projetos esportivos, como o Campeões de Futuro, em que o Governo do Estado promove esporte gratuito para crianças e adolescente entre 6 e 17 anos.

De acordo com o subsecretário para Assuntos Administrativos da Sesport, Lindomar Gomes, o Governo do Estado está construindo 43 equipamentos deste tipo em diversas regiões capixabas. “São obras importantes para essas comunidades, que levam infraestrutura esportiva, lazer e qualidade de vida para todos. Principalmente em um momento em que lutamos para voltar de forma definitiva às nossas rotinas, com o avanço cada vez maior da vacinação pelo Estado”, comentou.

O prefeito de Jerônimo Monteiro, Sérgio Fonseca, também abordou os investimentos no município. “Falar do nosso governador é muito fácil. Durante o período de 16 anos, incluindo seu primeiro governo, Jerônimo Monteiro nunca viu tantos investimentos como nesses últimos três anos. Os investimentos anunciados hoje equivalem a praticamente metade do nosso orçamento anual”, pontuou.

Também estiveram presentes os secretários de Estado, Vitor de Angelo (Educação) e Coronel Aguiar (Casa Militar); os prefeitos Nirrô (Alegre), Toninho (Bom Jesus do Norte); Cuíca (São José do Calçado) e Cacalo (Muqui); o deputado estadual Luciano Machado; além de vereadores e lideranças da região.

Assessoria de Comunicação do DER-ES
Flávia Pimentel Simões / Marília Vieira