Governador autoriza obras de construção da Praça Torii, em Ibiraçu
O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, nesta sexta-feira (07), a Ordem de Serviço para a construção da Praça Torii, situada às margens da BR-101, próxima à estátua do Grande Buda, no município de Ibiraçu. Com investimento de R$ 5,68 milhões, o projeto prevê a requalificação de uma área de 9.240 metros quadrados, incluindo a implantação de uma praça moderna, acessível e integrada ao entorno.
“O Espírito Santo tem o maior Buda do Ocidente e o segundo maior do mundo. Este local se tornou um dos pontos turísticos mais visitados do nosso Estado. Hoje estamos autorizando a construção de uma grande praça, com infraestrutura adequada para receber visitantes e valorizando ainda mais esse cartão-postal capixaba”, afirmou o governador Renato Casagrande.
O projeto contempla melhorias na mobilidade e infraestrutura, como a criação de estacionamento para veículos de passeio e outro exclusivo para ônibus de turismo, garantindo fluxo organizado de visitantes. Também haverá bicicletário, incentivando meios sustentáveis de deslocamento.
As intervenções incluem a instalação de sanitários acessíveis, sistema de iluminação para valorização da paisagem e maior segurança, além de paisagismo e infraestrutura hidrossanitária completa, reforçando a integração entre o ambiente construído e a natureza local.
A Praça Torii será também um espaço de valorização da cultura japonesa no Espírito Santo, destacando o tradicional portão Torii — símbolo de passagem para o sagrado — e sua relação com a estátua do Grande Buda, que já atrai visitantes de diversas regiões e movimenta a economia do município.
“Esta praça será a ‘cereja do bolo’ de um dos pontos turísticos mais visitados do nosso Estado. Com ela, vamos fortalecer o turismo, aumentar o fluxo de visitantes e impulsionar o comércio local. O Espírito Santo está na vanguarda do turismo nacional, e Ibiraçu faz parte desse movimento. Parabéns ao município!”, destacou o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho.
O subsecretário de Estado de Gestão e Marketing Turístico, Luciano Manoel Machado, reforçou que a obra atende a uma demanda importante de infraestrutura: “Iluminação, pavimentação e áreas de convivência adequadas criam condições favoráveis para acolher mais visitantes e estimular o desenvolvimento local.”
A estátua do Grande Buda, localizada no Mosteiro Zen Budista de Ibiraçu, foi inaugurada em agosto de 2021. Com cerca de 35 metros de altura e 350 toneladas, é considerada a segunda maior estátua de Buda do mundo, ficando atrás apenas do Buda de Leshan, na China. O monumento é reconhecido como patrimônio histórico pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Setur
Paula Bourguignon
(27) 3636-8009 / (27) 98867-1106
imprensa@turismo.es.gov.br
