18/03/2023 12h51 - Atualizado em 18/03/2023 13h39

Governador autoriza início de obras do Caminhos do Campo em São Gabriel da Palha

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, autorizou, na manhã deste sábado (18), o início das obras de pavimentação do Programa Caminhos do Campo que irão contemplar os trechos: Sede – Santa Terezinha – Patrimônio de São José, no município de São Gabriel da Palha. Com investimento de R$ 16 milhões, a intervenção num trecho de dez quilômetros de extensão é uma demanda antiga da comunidade.

Ainda no município, o governador realizou a entrega das obras de reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Córrego Queixada e da Escola Estadual Unidocente de Ensino Fundamental (EEUEF) Corrego das Araras, além do recapeamento asfáltico da Rodovia ES-137, no trecho urbano de São Gabriel da Palha. Também foi assinada a Ordem de Serviço para construção de ponte sobre o Córrego São Gabriel, no bairro Jardim Passamani.

“São obras importantes para o município com impactos diretos para toda a região, como essa obra tão esperada do Caminhos do Campo, ligando a Sede até Patrimônio de São José. Além disso, o Governo do Estado está investindo na educação e na infraestrutura de São Gabriel da Palha. Vamos seguir fazendo os investimentos aqui na cidade e em todos os municípios capixabas. Um estado organizado deve estar cada vez mais lado a lado da população, transformando a realidade e a vida das pessoas”, pontuou o governador Casagrande.

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, destacou a importância das obras do Caminhos do Campo. “Vamos continuar levando infraestrutura para as vias vicinais, oportunizando melhor trafegabilidade para os veículos que realizam o escoamento da produção, para a comunidade rural, encurtando distâncias entre os polos de produção, potencializando, assim, o agronegócio e agroturismo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado. A previsão é de que as obras em São Gabriel da Palha sejam concluídas em 24 meses”, afirmou.

Foi autorizada também a construção de uma ponte sobre o Córrego São Gabriel, no bairro Jardim Passamani, com investimento de R$ 944 mil. A intervenção vai contar com 242 metros de fundação em estaca trilho TR – 57, 128 metros cúbicos de blocos, pilares e tabuleiro em concreto armado, 13.731 quilos de aço, 367 metros quadrados de pavimentação em blocos de concreto, 191 metros quadrados de passeio em concreto, 91 metros de meio fio e 28 metros quadrados de guarda corpo.

“São diversos investimentos em São Gabriel da Palha, como unidades habitacionais, recursos para projetos e infraestrutura para todo o município, nossas ações e entregas trazem mais confiança e segurança para o capixaba. A construção desta Ponte trará mais mobilidade para a população do município, proporcionando melhor qualidade de vida e desenvolvimento urbano”, declarou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

Entregas

Com investimento de R$ 5,32 milhões, o Governo do Estado, por meio do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), concluiu as obras de recapeamento asfáltico da ES-137 no trecho urbano de São Gabriel da Palha. O serviço foi feito por meio do Programa de Municipalização de Trechos Rodoviários Urbanos (PMRU).

O objetivo da ação é de transferir, após a conclusão da reforma, a titularidade de trechos rodoviários estaduais urbanos aos municípios, que passarão a ter autonomia para realizar a gestão da faixa de domínio e do patrimônio rodoviário, bem como gerir o trânsito de forma integrada com as demais vias do Município.

Também estiveram presentes na agenda os prefeitos Tiago Rocha (São Gabriel da Palha), Marcos Guerra (Jaguaré), André Sampaio (Montanha), André Fagundes (Nova Venécia), Fernanda Milanese (Boa Esperança), Dr. Sidcley (Pancas), Ana Malacarne (São Domingos do Norte), Daniel Santana (São Mateus), Arnóbio Pinheiro (Pinheiros), Bruno Araújo (Pedro Canário), Alessandro Broedel (Sooretama) e Bolinha (Vila Pavão); os deputados estaduais Raquel Lessa, Mazinho dos Anjos e João Coser; além dos secretários de Estado, Miguel Duarte (Saúde) e Maria Emanuela Pedroso (Governo).