14/09/2020 18h11

Gestores atualizam indicadores e metas estratégicas do Governo

Indicadores e metas estratégicas do Governo do Espírito Santo foram atualizados e validados durante a quinta reunião de revisão do Planejamento Estratégico 2020-2022, realizada nesta segunda-feira (14), com a equipe de secretários, subsecretários e dirigentes de órgãos do Estado. Os indicadores são meios utilizados para medir o desempenho das políticas públicas, orientando as entregas da administração estadual à sociedade.

O Governo do Estado passou a trabalhar com indicadores de resultados na atual gestão, motivado, entre outros fatores, pelas demandas crescentes por maior responsabilização da administração pública na realização de ações e projetos. “Eles irão compor o Painel de Indicadores Estratégicos do Governo, uma iniciativa inovadora do nosso Estado”, diz a subsecretária de Planejamento e Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento, Joseane Zoghbi.

“Os indicadores subsidiam a tomada de decisão e a criação de novas estratégias. Favorecem o monitoramento e a avaliação da resolutividade das ações, permitem a priorização da eficiência, da eficácia e da efetividade das políticas públicas”, explica a subsecretária.

Utilizados para medir o alcance dos desafios estratégicos e a metas da gestão, os indicadores favorecem as entregas à população nas nove áreas estratégicas do Governo, que envolvem Agricultura e Meio Ambiente, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Educação para o Futuro, Segurança em Defesa da Vida, Infraestrutura para Crescer, Saúde Integral e Gestão Pública Inovadora.

Desde o dia 31 de agosto, a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) coordena a revisão do Planejamento Estratégico para o período 2020-2022, objetivando promover ajustes da estratégia e da carteira de projetos prioritários do Governo do Estado, com a devida adequação ao cenário econômico, em âmbitos estadual e nacional.

As atividades envolvendo a alta gestão são coordenadas pelo secretário de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, com a equipe da Subsecretaria de Planejamento e Projetos (Subepp) do órgão. Até o momento, o trabalho envolveu a revisão da visão, da missão e dos valores da gestão; análise do ambiente, com identificação dos pontos fortes e fracos, a revisão dos desafios existentes e, em casos necessários, elaboração de novos desafios.

Nas próximas reuniões, no decorrer desta semana, a alta gestão vai promover a validação dos projetos estratégicos. No dia 24 de setembro, serão apresentados os resultados. O Planejamento Estratégico Governamental corresponde ao processo de definição do conjunto das políticas públicas do governo, e os processos a serem desenvolvidos para viabilizar as metas previstas.

Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz