12/05/2021 17h36

Gestão da Água em Ação: veja programação do workshop virtual sobre Planos de Recursos Hídricos

Nas manhãs das próximas quarta-feira (19) e quinta-feira (20), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) vai realizar o segundo evento do Ciclo de Workshops "Gestão da Água em Ação", ao vivo pelo Youtube. O evento de capacitação será sobre Planos de Recursos Hídricos e trará conteúdos sobre as formas de definição e implementação do instrumento nas bacias hidrográficas do Espírito Santo. 

Aberto ao público, o workshop será transmitido pelo canal da Agerh no Youtube e, portanto, não será necessário fazer inscrição. Quem assistir aos eventos, terá a oportunidade de participar ao vivo das atividades, além de interagir com os palestrantes pelo chat, fazendo perguntas e deixando comentários.  

Fundamentais para a revitalização das bacias hidrográficas, os Planos de Recursos Hídricos, ou de Bacias Hidrográficas, traçam diagnósticos, estudam cenários de crescimento e propõem metas e ações para a sustentabilidade e a recuperação dos recursos hídricos nas regiões estudadas. 

Todas as 14 bacias ou regiões hidrográficas do Espírito Santo têm Planos de Recursos Hídricos. Quase metade recebeu os instrumentos nos últimos dois anos. As bacias dos rios Itabapoana, Itapemirim, Novo, São Mateus e Itaúnas tiveram seus Planos de Recursos Hídricos finalizados em 2019. Já a região hidrográfica Litoral Centro-Norte, formada pelas bacias dos rios Riacho, Reis Magos, Jacaraípe e Piraquê-Açu, recebeu o Plano no último mês de março. 

Nas duas manhãs do workshop, a Agerh vai apresentar como foram os processos de elaboração do instrumento no Estado, nos contextos de pré e pós-pandemia, conforme adianta Mônica Amorim, gerente de planejamento, pesquisa e apoio ao Sigerh da autarquia. “Aqui no Espírito Santo nós adotamos uma estratégia considerada inovadora no Brasil para desenvolver os Planos de Recursos Hídricos e o Enquadramento. Aplicamos essa metodologia em seis bacias hidrográficas, garantindo a participação social tanto antes quanto durante a pandemia e o resultado foi muito satisfatório. Queremos dividir isso com outros gestores de recursos hídricos”, ressaltou Mônica Amorim.

O workshop de Planos de Bacias vai contar com a participação dos pesquisadores Chaila Jacobsen, Érica Zaninho e Rafael Oliveira, profissionais que atuaram no desenvolvimento dos últimos Planos no Estado, e com os engenheiros Paulo Renato Paim e Eduardo Lanna, especialistas em recursos hídricos. 

O encontro também trará informações sobre a revisão do Plano Integrado de Recursos Hídricos do rio Doce e as experiências reais sobre a construção do instrumento, do ponto de vista do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH).

Confira a programação do Workshop sobre Planos de Recursos Hídricos: 

Dia 19/05 (quarta-feira)

9h - Abertura 

9h10 - Planejamento dos recursos hídricos no Espírito Santo - Monica Amorim

9h50 - Principais resultados de um Plano de Recursos Hídricos - Flávia Salim

10h30 - O Plano de Ações: eixos, programas, metas, ações, responsáveis - Chaila Jacobsen

11h10 - Como garantir a participação social em um contexto de pandemia? - Érica Zaninho e Rafael Oliveira

Dia 20/05 (quinta-feira)

9h - Abertura

9h10 - Prática: Articulação e pactuação para implementação do Plano de Recursos Hídricos - Paulo Paim

10h10 - Case: Plano de Recursos Hídricos dos Afluentes Capixabas do Rio São Mateus - Guilherme Coswosk

10h30 - Case: Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce - Silvia Soares

10h50 - Desafios na implantação de Planos de Recursos Hídricos - Eduardo Lanna

Inscreva-se no canal da Agerh no Youtube para não perder a oportunidade de capacitação. 

Ciclo de Workshops “Gestão da Água em Ação”

O Ciclo de Workshops teve início no último dia 28 de abril, com duas manhãs de conteúdos e debates sobre Enquadramento de Corpos d’Água, outro importante instrumento de gestão que define metas para a qualidade da água.  

O workshop de estreia do ciclo, transmitido ao vivo pelo canal da Agerh no Youtube, alcançou mais de 400 pessoas do Espírito Santo e de várias cidades do Brasil. A gravação, na íntegra, está disponível no canal da Agerh no Youtube. Confira

O objetivo do “Gestão da Água em Ação” é integrar e capacitar os entes do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Espírito Santo (Sigerh), além de incluir os municípios, gestores, profissionais e pesquisadores nas discussões sobre a gestão da água no Estado.

"É fundamental que os gestores, públicos e privados, profissionais e pesquisadores da área de recursos hídricos e áreas de interface, se apropriem dos processos de planejamento aprovados no Espírito Santo e tenham conhecimento das ações propostas para recuperar e conservar as águas capixabas, garantindo sua disponibilidade e qualidade", frisa Mônica Amorim, coordenadora do programa de eventos virtuais.

O ciclo de workshops “Gestão da Água em Ação” é voltado para colaboradores e técnicos da área ambiental e estratégica do Governo do Estado e das prefeituras municipais, os membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) e dos Conselhos Ambientais e de Recursos Hídricos, além de profissionais, estudantes, acadêmicos, pesquisadores e demais interessados pelos temas. 

Serviço:

[Ciclo de Workshops Gestão da Água em Ação]

Tema 2: Planos de Recursos Hídricos –  A importância dos instrumentos para a revitalização das bacias hidrográficas

Quando: 19 e 20 de maio, 9h a 12h30

Onde: Canal da Agerh no Youtube

Endereço: youtube.com/agerhes

Quer ficar por dentro das novidades do Ciclo de Workshops Gestão da Água em Ação? Entre no nosso canal no Telegram: https://t.me/CiclodeWorkshops

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Francine Leite
(27) 3347-6207 e 99935-0085
asscom@agerh.es.gov.br
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Youtube: Agerh ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard