29/05/2020 16h39

Galeria Homero Massena abre chamada pública para ‘Fórum da Imagem’

Por que produzimos tantas imagens? A Galeria Homero Massena (GHM) abre a chamada pública para seu primeiro ‘Fórum da Imagem’. O objetivo é debater a construção de imagens urgentes e selecionar artigos que discutam o tema. A ação integra o Programa de Pesquisa e Formação da GHM, que discute a produção fotográfica no contemporâneo.

O ‘Fórum da Imagem’ é um projeto de formação e difusão a partir da urgência do contexto em que nos deparamos neste ano. O objetivo principal é norteado pelo debate sobre a demasiada produção da imagem fotográfica e seu auge em período de distanciamento social.

O projeto pretende incentivar a reflexão sobre os pontos aparentemente distantes entre saúde, sociedade e estética, tentando entender que a produção coletiva de saúde e a responsabilidade sanitária estão diretamente ligadas a como consumimos, produzimos e nos relacionamos esteticamente.

Segundo o diretor da Galeria Homero Massena e idealizador do projeto, Nicolas Soares, neste cenário atual de distanciamento social, necessário para evitar a propagação do novo Coronavírus, se realiza, paradoxalmente, o momento da salvação pelas imagens. “É fundamental que discutamos como temos produzido imagens, com que meios e com quais fins? Por onde a imagem do agora circula e perdura no tempo? Onde está a fotografia que vi a um segundo atrás? Quem são os milhares de rostos que vemos por segundo? Onde habitam as paisagens? Quanto mais produzimos imagem, temos a impressão de não ter imagem alguma”, afirma Nicolas Soares. 

Submissão de artigos

A primeira etapa do Fórum da Imagem abre uma chamada pública para submissão de artigos, textos críticos de artistas e pesquisadores. Serão selecionados cinco críticos que apresentarão cinco textos discutindo questões pertinentes da produção da imagem fotográfica no contemporâneo. Os textos serão publicados na página do Fórum da Imagem GHM e farão parte da segunda etapa que abrirá chamada pública para o recebimento de imagens. 

O fruto do projeto será a publicação de um catálogo reunindo os textos e imagens selecionadas pela chamada pública.

Acesse os arquivos

 Chamada Pública: AQUI

 Termo de autoriaAQUI

Inscrições

As inscrições estarão abertas até 19 de junho de 2020, através de formulário on-line. Clique AQUI: https://forms.gle/XBJBhTk61W1osXnV7 . Serão exigidos:

 

- Currículo atualizado;

 - Resumo contendo de 3 a 5 palavras-chave;

 - Artigo (texto) contendo de 5 a 7 laudas.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard