12/12/2022 16h31

Fundo a Fundo: Afonso Cláudio lança Edital Circula Cultura com investimento de mais de R$ 130 mil nesta segunda-feira (12)

Com recursos provenientes do Programa de Coinvestimento – Fundo a Fundo, da Secretaria da Cultura (Secult), a Prefeitura de Afonso Cláudio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, lança, nesta segunda-feira (12), o Edital de Seleção de Projetos Culturais “Circula Cultura” – Coinvestimento Fundo a Fundo. O evento acontece às 18 horas, no Auditório do Sindicato Patronal, no Centro da cidade.

O lançamento do edital contará com a presença do secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha. Na oportunidade, serão detalhados os investimentos da parceria, que somam R$ 134.000,00, sendo R$ 89.179,63 oriundos do Governo do Estado, por meio da Secult, e R$ 44.820,37 provenientes da Prefeitura de Afonso Cláudio. A solenidade terá um momento de capacitação referente ao edital, em que possível sanar as dúvidas com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O Plano de Ação do município prevê a execução do edital, que inclui seleção de projetos de valorização da diversidade artístico-cultural afonsoclaudense em diversas áreas, como Cultura Tradicional Popular; Artes Cênicas; Literatura; Audiovisual; Artesanato e Setorial de Música. Ao todo, são 27 propostas nos valores de R$ 2 mil a R$ 10 mil por projeto selecionado de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

O edital é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Afonso Cláudio, e contribuirá para o fomento da cultural local, a valorização de artistas e técnicos, bem como o reconhecimento e o fortalecimento da identidade e da diversidade cultural do município, dada a importância dessa nova iniciativa de fomento.

Sobre o Fundo a Fundo

O programa de Coinvestimento da Cultura – Fundo a Fundo foi criado para ser um mecanismo agregador e democrático. O objetivo é ampliar o acesso da população capixaba aos meios e às condições de exercício dos direitos culturais, em especial aos processos de criação, produção, distribuição, difusão, fruição e consumo de bens e serviços culturais, além de incentivar este importante setor da economia brasileira.

O coinvestimento total do Governo do Estado será de R$ 5 milhões. Somados aos recursos dos municípios, o valor total investido por meio deste programa no campo da Cultura em 2022 foi de R$ 6,8 milhões. Com esta ação, centenas de projetos culturais serão apoiados em todas as microrregiões do Espírito Santo.

Serviço:

Lançamento do Edital de Seleção de Projetos Culturais “Circula Cultura” – Coinvestimento Fundo a Fundo

Data: 12/12 (segunda-feira)
Horário: 18 horas
Local: Auditório do Sindicato Patronal, bairro São Tarcísio, Centro de Afonso Cláudio.
email: cultura@afonsoclaudio.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Secult