21/10/2025 10h11

Fundação Carmélia faz visitas técnicas para expansão do sinal da rádio e da TV

A Fundação Carmélia avança no projeto de modernização e expansão da TVE e da Espírito Santo FM 89.1 no Estado. Representantes da instituição visitaram recentemente empresas na cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí, conhecida como ‘Vale da Eletrônica’, a fim de analisar equipamentos para melhoria e ampliação do sinal das emissoras.

O gerente de Tecnologia da instituição, Helânio Serafim, e o responsável pelo setor de Tecnologia da Informação, Lennon Cabrera, estiveram em quatro fábricas de transmissores e antenas, a fim de ver de perto a estrutura das empresas e a qualidade dos instrumentos, que podem ser empregados na modernização do parque de transmissão da Fonte Grande e na interiorização do sinal. Eles também visitaram uma empresa especializada em uplink (sistema que envia o sinal para o satélite) na capital carioca. 

De acordo com Helânio Serafim, o processo de aquisição dos equipamentos está sendo elaborado e deverá ser concluído ainda este ano, com a expansão do sinal da TVE ocorrendo a partir de janeiro do próximo ano. 

A aquisição dos instrumentos é mais uma etapa do projeto de expansão e modernização, que começou com a concessão de outorgas pelo Ministério das Comunicações. O próximo passo será a compra do equipamento de uplink e a contratação da banda de satélite.

Assim, o sinal passará a chegar também a cerca de 30 municípios atendidos pelo Programa Digitaliza Brasil (PDB), do Ministério das Comunicações, com a cessão de canal pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que utiliza transmissores das prefeituras. 

Em seguida, haverá a instalação de transmissores em municípios fora da Grande Vitória, como Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Rio Novo do Sul e Venda Nova do Imigrante, entre outros, concluindo a primeira etapa da expansão. As próximas etapas do projeto de interiorização vão garantir que o sinal das emissoras públicas chegue a todos os 78 municípios capixabas.

No final de setembro, a Fundação Carmélia teve aprovado por seu Conselho Curador o Regulamento Próprio de Contratações (Repcont), documento que garante mais agilidade e eficiência na aquisição de materiais, como equipamentos de telecomunicação, e na contratação de prestadores de serviço. 

 

Informações à Imprensa: 

Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
Maíra Piccin 
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia

@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard