Fundação Carmélia faz homenagens no Dia do Surdo

O Dia Nacional do Surdo é lembrado nesta sexta-feira (26), e a data é muito importante para a Fundação Carmélia. A instituição é a única do Estado a contar com um Núcleo de Acessibilidade, e a TVE é a primeira emissora capixaba a exibir 100% de seus conteúdos com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para marcar a data, a emissora pública dos capixabas preparou uma reportagem especial sobre o tema, que vai ao ar nesta sexta-feira (26), no TVE Revista, a partir do meio-dia. Conteúdos especiais também serão publicados nas redes sociais.
A reportagem vai mostrar, entre outras entrevistas, depoimentos de pessoas surdas de vários municípios capixabas e até do exterior, que vão falar sobre o hábito de assistir ao TVE Revista. Renata Bustamante, por exemplo, é de Linhares, mas mora na Itália, de onde acompanha a atração pela internet. “Estou sempre assistindo à programação em Libras e matando a saudade, isso me deixa muito feliz, parabéns pelo Dia Nacional do Surdo”, disse, em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O responsável pelo Núcleo de Acessibilidade da Fundação, o tradutor e intérprete de Libras Josué Rego da Silva, observa um aumento na repercussão dos conteúdos pelos espectadores surdos na internet.
“Vemos que eles curtem, comentam e compartilham os programas e matérias quando eles são disponibilizados nas redes sociais. Essa repercussão é muito importante, pois essa comunidade ficou historicamente à margem da comunicação televisiva e agora estamos contribuindo, com os nossos programas, com a sua autonomia”, comemora o tradutor.
Sobre o Núcleo de Acessibilidade
O Núcleo de Acessibilidade da Fundação Carmélia passou a operar em maio deste ano. Além do coordenador Josué Rego da Silva, a equipe também conta com a tradutora e intérprete Tamires Matos. A história do Núcleo será relembrada em um post amanhã no Instagram da Fundação Carmélia e da TVE.
Sobre o Dia do Surdo
O Dia Nacional do Surdo é lembrado em 26 de setembro, porque nesta data, em 1857, foi criado o primeiro Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines). Já o Dia do Intérprete de Libras é comemorado em 26 de julho no Brasil. Mas, mundialmente, a data é 30 de setembro. Isso porque, 30 de setembro é o dia de São Jerônimo, que foi um intelectual e a primeira pessoa a traduzir a Bíblia do hebraico para o grego e o latim. Independentemente do dia, a Fundação Carmélia parabeniza a todos esses profissionais que fazem um trabalho essencial para a inclusão dos surdos na sociedade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
Maíra Piccin
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm