22/03/2019 15h05 - Atualizado em 22/03/2019 18h01

Fórum Jeito Mulher de Liderar e Empreender debate papel da mulher no mercado de trabalho

A vice-governadora, Jaqueline Moraes, participou do Fórum ‘O Jeito Mulher de Liderar e Empreender’, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), no Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). Com o objetivo de dialogar sobre a participação da mulher no mercado de trabalho, o evento, realizado pelo Rotary Club Vitória, com o apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJES, contou com temas que promoveram debates sobre o papel da mulher no mercado de trabalho e seus desafios.

Ao abordar o tema, a vice-governadora lembrou que 2019, no Congresso Nacional, foram protocolados 131 projetos de lei com a palavra-chave “mulher”. O levantamento realizado pelo Centro de Acompanhamento Parlamentar, segundo ela, mostra que as pautas de mulheres serão discutidas por uma Câmara composta majoritariamente por homens: são 436 deputados homens e apenas 77 mulheres parlamentares.

Para Jaqueline Moraes, este é um grande desafio para a bancada feminina do Congresso, que terá que definir prioridades para aprovar projetos de interesse das mulheres. A vice-governador destacou também a realização, no próximo dia 29, da Agenda Mulher. “Vamos reunir as mulheres detentoras de mandatos: as vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas, deputadas estaduais e federais, a senadora da república, juntamente com as secretárias de estado do governo. Juntas, pactuaremos as diretrizes no âmbito institucional, social e político desta agenda, e suas propostas e ações” explicou ela.

Sobre o tema “O Jeito Mulher de Liderar e Empreender”, a vice-governadora citou sua própria trajetória de vida e de empreendedora, além da militância política. “A educação foi tudo para mim. Graças aos estudos e a militância política tive a oportunidade de mostrar o meu trabalho e ser escolhida por Renato Casagrande a ser vice-governadora”, relatou.

Palestras

A primeira palestra do dia teve como tema “Os impactos da falta de água na vida das mulheres” proferido pela diretora-presidente das Concessionárias PPPs do Espírito Santo, Ambiental Serra e Ambiental Vila Velha, Reginalva Mureb.  Com argumentos técnicos, ela mostrou como a falta de saneamento impacta na vida das pessoas, em especial na vida das mulheres, e apontou soluções.

“A saída para o Brasil é levar a água de qualidade, que é a água potável a todos e também tratar o esgoto sanitário. A necessidade de universalização permanece, como forma de trazer inclusão social, saúde, desenvolvimento, inclusive do turismo, e também como forma de proteção das crianças, das mulheres, proteção da população em relação a inúmeras doenças, relacionadas com a falta de saneamento básico”, disse Reginalva Mureb.

A juíza Hermínia Azoury, do TJES, também relatou suas experiências, desde quando atuou como professora, defensora pública, passando pela Vara Especializada em Violência Doméstica até sua trajetória à frente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJES. Para a magistrada, muito já foi alcançado, mas ainda é preciso avançar.

O Fórum foi encerrado com a apresentação da engenheira Juliana Costa, diretora do Grupo Serrana, que falou sobre o jeito da mulher de liderar e empreender nos dias atuais. Além do instituto natural de sobrevivência, é natural que as empresas dirigidas por mulheres tenham maior longevidade, então, a questão é como a mulher aceita a missão da liderança.

Além das palestrantes e da vice-governadora, também compuseram a mesa de abertura do evento a deputada estadual, Janete de Sá; o governador do Rotary Club Internacional, Robson Caetano e Lorena Gomes Perdigão de Médici, life coaching e executive coching formada pelo IGT.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Vice-Goverandoria 
Íris Carolina Miguez
(27) 3636.1446 /  99971.2819
iris.carolina@vice.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard