02/10/2017 11h36 - Atualizado em 02/10/2017 12h10

Fim de semana de formaturas do OportunidadES

Foto: Assessoria Secti

O fim de semana foi festivo para os alunos do Projeto OportunidadES nos bairros Padre Gabriel, em Cariacica, e Jardim Carapina, na Serra. Aproximadamente 500 estudantes dos cursos de qualificação profissional do projeto, nos dois bairros, participaram das cerimônias de formatura, na noite da última sexta-feira (29) e na manhã do último sábado (30). Foram disponibilizadas 17 opções de cursos gratuitos.

 

Os alunos tiveram a chance de aprender novas profissões, algumas como: Administração de Estoque e Armazenamento, Decoração de Festas, Maquiador, Porteiro, Panificação, entre outras. Com aulas teóricas e práticas os estudantes estão mais preparados para atuar no atual mercado do trabalho.

 

Um dos formandos foi a Eduarda Balbino de Souza, de 19 anos, que trabalha de forma autônoma como decoradora de festas. Ela fez o curso de Almoxarife por se identificar com a área. “Já tinha interesse em fazer o curso de Almoxarife e quando soube da oferta no bairro corri para me inscrever. Não quero deixar meu trabalho, e sim conciliar as duas profissões. Já atualizei meu currículo e comecei a distribuir em empresas”, contou a Eduarda.

 

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Vandinho Leite, iniciou seu discurso parabenizando a conquista e agradecendo a todos os envolvidos e falou sobre a felicidade que é formar as turmas do OportunidadES: “O nosso objetivo inicial, de recolocar o cidadão capixaba no mercado de trabalho, está sendo alcançado. Sempre ouço belíssimas histórias de que algumas pessoas estão pondo em prática o que aprenderam nos cursos do projeto e voltaram a trabalhar. É isso que o OportunidadES quer: trazer uma nova chance para a população do Estado.”

 

Natiane Souza Francisco, de 28 anos, é dona de casa e formou no curso de Recepcionista. Está desempregada há sete anos e fez o curso para voltar a trabalhar. “Meu último emprego foi de atendente e eu quero voltar a trabalhar de carteira assinada. Fiz o curso para me atualizar na área e ter um certificado. Hoje a renda da minha casa vem do trabalho do meu marido. Temos dois filhos e quero ajudar na renda da minha família”, comentou a formanda.

 

O projeto é realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Todos os formandos receberam do secretário da Secti, Vandinho Leite, o certificado de conclusão de curso, emitido pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho.

 

 

Atendimento à população:

Telefones: (27) 3636-1800 / 3636-1808

oportunidades.secti@gmail.com

secretariaoportunidades@gmail.com

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822

samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

 

Texto

Inayá Borges Selvatice

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard