25/11/2021 16h24

Ferramenta digital auxilia na avaliação da aprendizagem em Ecoporanga

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ecoporanga utiliza a Plickers, uma ferramenta digital de administração de testes rápidos, que permite ao professor escanear respostas e identificar, em tempo real, o nível de aprendizagem dos estudantes, como instrumento de avaliação. 

A iniciativa da professora Vanessa Novaes em utilizar o Plickers, partiu das necessidades de praticar metodologias ativas nos momentos avaliativos e de motivar os alunos que retornaram para o ensino presencial depois de um longo período de estudo remoto, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).  

A professora destacou a importância da experiência exitosa no processo ensino-aprendizado dos alunos. “Além de ser uma ferramenta interativa, consigo, em tempo real, acompanhar o desempenho dos alunos e os dados gerados me ajudam a identificar as dificuldades da turma. Foi perceptível a participação ativa dos docentes, pois a plataforma informa suas respostas instantaneamente, e eles conseguem acompanhar como foi o desempenho”, explicou Vanessa Novaes.

A professora ressaltou que a utilização dessa ferramenta trouxe resultados satisfatórios, principalmente, com os alunos da Sala de Recurso, promovendo a inclusão e equidade nos momentos avaliativos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard