30/08/2010 15h10 - Atualizado em 22/01/2019 14h05

Feriado da Independência: Ciodes-190 alerta para cuidados com a segurança da casa

Mais um feriado prolongado se aproxima e com ele as pessoas já começam a pensar em “pegar a estrada” e aproveitar os dias de folga. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados, com relação à segurança da casa, para evitar transtornos na volta.

O diretor do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes-190), major Nylton Rodrigues, explica que o assaltante espera uma oportunidade para agir. “Se a pessoa se comporta de forma preventiva, ela consegue evitar que o infrator cometa o crime. São pequenas ações que podem ser adotadas não só no caso de viagens, mas também no dia a dia dos moradores da residência”, enfatizou.

O primeiro passo é informar apenas as pessoas de confiança que a casa ficará vazia por alguns dias. Vizinhos podem ajudar na vigilância e na prevenção de situações de risco.

Segundo o diretor, caso seja observada algo fora do normal, a orientação é entrar imediatamente em contato com o Ciodes. “Ao perceber alguma situação suspeita, a pessoa deve entrar em contato com 190. Desta forma, policiais militares irão até o local para realizar a averiguação”, afirmou.   

E para quem optou por “emendar” as férias com o feriado para ganhar mais dias consecutivos de folga, há sugestões específicas, como suspender a entrega de jornais durante o período.
 

Confira algumas dicas:

- Não mantenha muito dinheiro ou joias de valor em casa.
- Quando possível, deixe alguma pessoa de confiança vigiando sua casa.
- Trancas e fechaduras auxiliares dificultam o trabalho dos ladrões.
- Não deixe luzes acesas durante o dia. Isso significa que não há ninguém em casa.
- Ao viajar, suspenda a entrega de jornais e revistas, ou então, peça a alguém que recolha suas correspondências e jornais enquanto estiver fora.
- Verifique se portas e janelas estão devidamente trancadas e jamais avise a estranhos que você não estará em casa.
- Não coloque cadeados do lado de fora do portão. É sinal certo de que o morador está viajando.
 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa/Ciodes
Julia Gama / Juliana Gomes/ Silvana Sarmento
Texto: Juliana Gomes
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard