20/05/2022 16h54

Feriado da Colonização do Solo Espírito-santense: confira o que funciona na área da saúde

Devido ao feriado da Colonização do Solo Espírito-santense, nesta segunda-feira (23), as repartições públicas do Estado e os serviços administrados pela Secretaria da Saúde (Sesa), que não prestam atendimentos de urgência e emergência funcionam até esta sexta-feira (20) e retornam suas atividades normalizadas, na terça-feira (24).

As Farmácias Cidadãs Estaduais de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Guaçuí, Itapemirim, Linhares, São Mateus, Nova Venécia, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória e os Centros Regionais de Especialidades (CRE’s) de Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Metropolitano, estarão com os atendimentos suspensos durante o feriado.

No Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), o atendimento será apenas na parte de enfermaria no período de 21/05 a 23/05, retornando o atendimento normal na terça-feira (24).

Os hemocentros regionais, localizados em Colatina, Linhares e São Mateus, terão o atendimento suspenso, nesta sexta-feira (20) e retornarão suas atividades de atendimento na próxima terça-feira (24) a partir das 07 horas.

Já o Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia (Hemoes), em Vitória, funcionará todos os dias, inclusive, na segunda-feira, (23), no horário das 07h às 18h20, para atendimento aos doadores de sangue.

Testagem nos pontos estratégicos do Estado

A Rodoviária de Vitória, o Terminal Rodoviário de Laranjeiras, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Crefes e o Himaba, manterão os atendimentos até esta sexta-feira (20) e retornarão na próxima terça-feira (24).

No Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, o atendimento será normal no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h.

O Aeroporto de Vitória terá seu atendimento normal por agendamento.

Já no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra, o atendimento será por agendamento no horário de 07h30 as 11h30 e de 13h30 as 18h, pela plataforma Vacina e Confia: https://vacinaeconfia.es.gov.br/cidadao

A população também pode buscar pela testagem, por meio de agendamento on-line, no link  https://agendamento.es.gov.br e no site  https://vacinaeconfia.es.gov.br/cidadao

Serviços de Urgência e Emergência que mantêm o atendimento normal:

- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

- Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox): os profissionais de Saúde e a população em geral podem ligar para o número 0800-283-9904 (atendimento 24 horas) para receber orientações de como proceder em caso de intoxicação por medicamentos, plantas, contatos com animais peçonhentos ou outro motivo. A ligação é gratuita.

Hospitais Estaduais:

- Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra;
- Hospital Estadual Dr. Dório Silva (HEDS), na Serra;
- Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória;
- Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” (HEUE), em Vitória;
- Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HEABF), em Vila Velha;
- Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha;
- Hospital Estadual Dr. Nilton de Barros, em Vila Velha;
- Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica – emergências psiquiátricas;
- Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HERAS), em São Mateus;
- Hospital e Maternidade Silvio Avidos (HEMSA), em Colatina;
- Hospital Estadual Dr. João dos Santos Neves (HEJSN), em Baixo Guandu;
- Hospital Estadual São José do Calçado (HESJC);
- Unidade Integrada Jerônimo Monteiro (UIJM);
- Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF), em Barra de São Francisco;
- Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim – emergências psiquiátricas.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br