27/01/2022 17h13

Fapes vai apoiar projeto capixaba na Chamada Transnacional Conjunta ERA PerMed 2022

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) aderiu à Chamada Transnacional Conjunta ERA PerMed 2022: “Prevenção em Medicina Personalizada”. Por meio da adesão ao edital internacional, a Fundação vai apoiar um projeto capixaba com o valor de 50 mil euros.

Essa é a quinta vez que é aberta a chamada ERA PerMed, em parceria com diversos países. No Brasil, a chamada é apoiada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e, por meio do Conselho, também recebe o apoio das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) do País.

No Espírito Santo, a Fundação capixaba destina 50 mil euros oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec) para apoiar um projeto que poderá utilizar o valor nas despesas com passagens e diárias, observando as regulamentações disponíveis na Resolução nº 217/2018.

O Era PerMed 2022 tem a finalidade de apoiar projetos colaborativos de pesquisa e inovação, com duração de três anos. O objetivo geral da chamada é o desenvolvimento de estratégias específicas para a prevenção de doenças e progressão das doenças, em três níveis:

  1. medidas preventivas diminuindo a taxa de incidência (prevenção primária);
  2. detecção precoce para aumentar a eficácia de terapias preventivas, mesmo antes do desenvolvimento de sintomas (prevenção secundária);
  3. intervenções para prevenir a recorrência da doença ou melhorar o atendimento e a qualidade de vida dos pacientes (prevenção terciária).

O prazo para submissão das pré-propostas termina no dia 17 de fevereiro e as inscrições devem ser feitas na plataforma da chamada: https://ptoutline.eu/app/erapermed2022 

Clique aqui e acesse o Edital (em inglês) e os Formulários da Chamada Transnacional Conjunta EraPerMed 2022.

O ERA PerMed 2022

O ERA PerMed é uma iniciativa cofinanciada pela Comissão Europeia (CE), no âmbito do programa de fomento à Pesquisa & Inovação – Horizon 2020 (ERA-Net Cofund), apoiada por 32 parceiros de 23 países, incluindo o Brasil. O orçamento aproximado para esta chamada é de 29 milhões de euros.

Cronograma da Chamada ERA PerMed 2022

  • Publicação da chamada no Brasil: 1º de dezembro 2021
  • Prazo para envio de pré-propostas: 17 de fevereiro de 2022
  • Prazo para envio de propostas completas: 14 de junho de 2022
  • Os projetos aprovados podem ter início no final de 2022 ou início de 2023

Questões gerais e técnicas sobre a chamada podem ser esclarecidas com o Ponto de Contato Nacional do Confap: Elisa Natola (elisa.confap@gmail.com)

Texto: Samantha Nepomuceno / Com informações do Confap

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard