20/05/2022 18h10

Fapes divulga resultado preliminar de editais de fomento à ciência e pesquisa capixaba

Os pesquisadores e pós-graduandos que inscreveram propostas nos editais 05/2022 – Organização de Eventos Técnico-Científicos, 07/2022 – Publicação de Artigos Técnico-Científicos e 08/2022 – Participação em Eventos Técnico-científicos já podem saber se foram selecionados na primeira etapa de resultado das chamadas públicas. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) divulgou, nesta sexta-feira (20), o resultado preliminar com prazo para recursos dos três editais.

As três chamadas públicas somam um investimento de R$ 1,9 milhão e selecionaram 33 propostas. Abaixo os links para acesso direto dos resultados:

• Resultado do Edital 05/2022 – Organização de Eventos Técnico-Científicos;
  • Resultado do Edital 07/2022 – Publicação de Artigos Técnico-Científicos;
  • Resultado do Edital 08/2022 – Participação em Eventos Técnico-científicos.

O prazo para recursos administrativos dos três resultados começa na próxima segunda-feira (23) e segue até o dia 27 de maio. Os interessados devem enviar e-mail para recursoadministrativo@fapes.es.gov.br, utilizando o formulário específico e disponível no site da Fundação: www.fapes.es.gov.br/formularios.

O Edital 05/2022 – Organização de Eventos Técnico-Científicos

A chamada pública para organização de eventos selecionou propostas para concessão de auxílio financeiro para a organização de eventos técnico-científicos de curta duração. Foram aprovados 12 projetos na 1ª chamada, entre os eventos que serão realizados estão simpósios, feiras, mostras, workshop, entre outros.

O edital 05/2022 investe o total de R$ 700 mil em duas chamadas de seleção. A 2ª chamada já está aberta e recebe inscrições de propostas até o dia 17 de junho no site www.sigfapes.es.gov.br. O valor de R$ 450 mil está disponibilizado para a 2ª etapa de seleção do edital e o período de realização dos eventos selecionados será de 1º de setembro a 31 de dezembro deste ano.

O Edital 07/2022 – Publicação de Artigos Técnico-Científicos

A chamada oferece apoio financeiro para publicação de artigos técnico-científicos em veículos nacionais e internacionais que abordem temas como pesquisa, ciência, tecnologia e inovação. O investimento do edital é de R$ 500 mil e o valor está distribuído em oito ciclos com R$ 62,5 mil  cada.

No resultado preliminar do ciclo 01 foram selecionadas 03 propostas das áreas de Ciências Exatas e da Terra e Ciências da Saúde. O ciclo 02 está com inscrições abertas até o dia 05 de junho pelo site www.sigfapes.es.gov.br.

O Edital 08/2022 – Participação de Artigos Técnico-Científicos

A chamada pública selecionou propostas para a participação em eventos de curta duração que sejam realizados entre 15 de junho a 31 de dezembro de 2022. O edital investe o total de R$ 700 mil em duas chamadas de seleção. Na 1ª chamada 18 projetos de pesquisadores e pós-graduandos foram aprovados para participarem de congressos e conferências no Brasil e exterior.

A 2ª chamada já está aberta e recebe submissões até 17 de junho pelo do site www.sigfapes.es.gov.br. O valor de R$ 450 mil está disponibilizado para a 2ª chamada.

Texto: Samantha Nepomuceno

Assessoria de Comunicação da Fapes