20/05/2025 13h32

Fapes divulga resultado final de projetos aprovados no Programa RHAE

Foto: Freepik

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) divulgou, nesta segunda-feira (19), o resultado final da seleção da chamada CNPq/SETEC/MCTI Nº 020/2024 RHAE - Recursos Humanos em Áreas Estratégicas Pesquisador na Empresa, que tem como objetivo incentivar a contratação de mestres e doutores por empresas de micro, pequeno e médio porte, além de startups. Ao todo, 12 dos 18 projetos submetidos foram aprovados pelo mérito e vão receber mais de R$ 3 milhões em recursos.

No ambiente das empresas, os pesquisadores vão atuar em projetos de inovação de Negócios de Impacto ou que estão alinhados com uma das seis missões da nova política industrial – Nova Indústria Brasil (NIB). A duração máxima do apoio é de 30 meses e as empresas devem se comprometer a aportar contrapartida de, no mínimo, 20% do valor do projeto.

Apoio da Fapes por meio da chamada RHAE do CNPq

O RHAE é um programa de fomento federal para apoiar a captação de recursos humanos, ou seja, profissionais qualificados para atuar em projetos de PD&I nas empresas. Nesta edição, a Fapes estabeleceu parceria com o CNPq para que as propostas capixabas que fossem aprovadas pelo mérito possam ser custeadas com o recurso do Espírito Santo, mediante a avaliação da limitação orçamentária para ter acesso a recursos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec).

De acordo o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão, a adesão ao RHAE é casada com o planejamento estratégico da Fundação, que tem como intuito induzir a maior participação de projetos capixabas em editais nacionais.

“No caso específico do RHAE, estamos criando condições para fixar profissionais qualificados em projetos de empresas capixabas que buscam agregar valor aos seus produtos e serviços. Através essa ação, estamos induzindo oportunidade para os nossos egressos dos cursos de graduação, de mestrado e doutorado se fixarem no estado atuando em projetos desenvolvimento tecnológico e inovação.  E o resultado final é favorecer a transição para uma economia baseada no conhecimento, desenvolvendo as nossas empresas de base tecnológica e dinamizando a economia capixaba.”, explicou.

Confira o resultado no link abaixo:

FAPES - Chamada CNPq/SETEC/MCTI nº 020/2024 - Programa RHAE (Pesquisador na Empresa): clique aqui!

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / (27) 3636-1851
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard