22/05/2025 10h04

Fapes adere à chamada internacional Confap – Marie Sklodowska-Curie 2025

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) segue abrindo caminhos para a internacionalização da pesquisa científica, tecnológica e de inovação produzida no Espírito Santo. Está aberta a Chamada Confap – Marie Sklodowska-Curie (Intercâmbio de Pessoal) 2025, que convida pesquisadores do Brasil a participarem de projetos colaborativos de pesquisa e inovação, nas modalidades intersetorial, internacional e interdisciplinar. As inscrições vão até 28 de outubro.

A chamada é lançada pelo Confap com base no Acordo Administrativo assinado em 2021 entre a Comissão Europeia (DG-RTD), o Confap, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), sobre os mecanismos para apoiar a cooperação entre a União Europeia e o Brasil em atividades de pesquisa e inovação.

A Fapes aderiu o edital e vai apoiar até quatro projetos colaborativos de mobilidade e pesquisa, de excelência científica, prevendo intercâmbios, envolvendo países da União Europeia (UE) e associados ao Horizon Europe, com o valor máximo de R$ 43,9 mil cada. Os projetos selecionados terão o prazo de vigência de até 24 meses e o apoio financeiro no âmbito da Fundação deverá abranger despesas de custeio e capital, exceto de bolsa.

Os projetos colaborativos devem envolver no mínimo três países da UE ou associados ao Horizon Europe e serão propostos pelos coordenadores europeus na plataforma do Horizon Europe. Para serem elegíveis para contratação pela Fapes, os(as) pesquisadores(as) capixabas devem ter sido associados(as), como pesquisadores(as) principais, a um projeto selecionado no âmbito do programa Horizon Europe.

“Internacionalizar a pesquisa capixaba é fundamental para posicionar o Espírito Santo como um estado inovador e competitivo no nível internacional. Ao conectar nossos pesquisadores com centros de excelência globais, fortalecemos o desenvolvimento científico e tecnológico realizado pelas instituições capixabas, ampliamos parcerias e a visibilidade do conhecimento gerado, favorecendo o desenvolvimento do Espírito Santo”, afirmou o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão.

Serviço:

Para saber mais sobre o Programa de Intercâmbio de Pessoal MSCA 2025: acesse aqui e aqui
Consulte o guia MSCA com 6 etapas para preparar a submissão de propostas: clique aqui
Acesse as diretrizes da Fapes: clique aqui
Prazo de submissão: 08/10/2025
Dúvidas: internacional.confap@gmail.com / parcerias@fapes.es.gov.br / parcerias1@fapes.es.gov.br

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / (27) 3636-1851
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard