06/12/2021 15h41

Exposição Terra Colidida propõe reflexões sobre trabalho com terra pelo olhar biográfico

Um olhar autobiográfico, reflexivo e fotográfico sobre o trabalho advindo da terra. Esse é um dos caminhos propostos pela exposição Terra Colidida, do artista André Arçari, que vai ser aberta ao público, nesta quarta-feira (08), a partir das 17 horas, na Mosaico Fotogaleria, localizada na Mata da Praia. A mostra é o último vértice do projeto Trilogia da Terra, que teve início em 2015, com a exposição Terra Dura e, na sequência, Trabalhar Cansa, de 2017.

Conceituado pelo artista como “trabalhos de terra, tendo como ponto de partida o método de pesquisa de trabalho de campo”, o conjunto de obras expostas em Terra Colidida reúne imagens em vídeo e fotografias, a partir do retorno do artista à Jurama, distrito de Vila Valério, no Espírito Santo – local de trabalho do pai agricultor e onde o artista passou parte da infância. A última grande seca que assolou o Estado, em 2016, ocasionou alterações radicais na paisagem, além de desencadear consequências para as famílias que vivem da terra.

A mostra, composta por dez trabalhos fotográficos e um filme-ensaio, propõe expandir as relações entre arte e cultura, por meio de um olhar subjetivo e autobiográfico do artista, cujas histórias de trabalho, café e cansaço permeiam a história familiar dele. De modo equivalente aos esforços empreendidos pelos trabalhadores do campo, em especial aqueles do setor cafeeiro que moram no interior, Arçari propõe nesta produção tensionar as noções de representação sobre o entendimento romantizado que se tem no imaginário coletivo do trabalho e da vida no campo.

A nova exposição, assim como toda a Trilogia da Terra, trata de uma investigação com ênfase no pensamento da terra como base primeira do mundo. “Este projeto coloca meu corpo de obras pelo que chamo de trabalho de campo, ponto que se entrelaça com meu conceito de trabalhos de terra e formas de visualidade, que, tendo o café como matéria essencial, exibem a passagem do tempo pela natureza das coisas e, igualmente, pelas coisas da natureza”, explicou o artista.

Para Natália Quinderé, doutoranda em História e Crítica de Arte (PPGAV-EBA/UFRJ), e curadora da exposição, o trabalho do artista tenciona constantemente aquilo que entendemos enquanto representações. Aqui, em especial, esses tensionamentos circundam a ideia de autobiografia, história de si, trabalho, paisagem, exibindo continuamente índices da passagem do tempo. “Ninguém vai encontrar, ao caminhar pela exposição, uma narrativa linear e objetiva dessas histórias coletivas, nem de suas histórias pessoais. Embora trabalhe com fotografia e vídeo, Arçari torce as noções de representação todo o tempo, o tempo inteiro”, pontuou a pesquisadora no texto curatorial.

Linhares

Além da cidade de Vitória, o município de Linhares recebe um desdobramento da exposição Terra Colidida, em cartaz desde 23 de novembro, e que segue aberta para visitação até o dia 23 de dezembro. Para o interior, foi dada ênfase a um conjunto de trabalhos desenvolvidos nos projetos Terra Dura e Trabalhar Cansa, que foram adequados para a arquitetura do Centro Cultural Nice Avanza, que conta com um total de 12 telas e um objeto escultórico. São 11 fotografias impressas, uma colagem fotográfica e uma montagem de um saco de café de juta esticado em tela.

Sobre o artista

André Arçari é artista multimídia, pesquisador, teórico e crítico independente. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Escola de Belas Artes / UFRJ, tem como interesse em problemáticas ligadas ao vídeo, cinema e fotografia, narrativas em abismo, dispositivo, looping, silêncio e zen budismo. Finalista do Prêmio Pipa 2021, já realizou inúmeros trabalhos no campo das artes visuais. Entre as exposições individuais destacam-se Terra Dura (Casa Porto das Artes Plásticas/Vitória, ES/ 2017); Silêncio – Resiliência (com um Prólogo de Deriva) (Sesc Palladium/Belo Horizonte, MG/ 2016); Wabi-Sabi (Galeria Virginia Tamanini/Vitória, ES/ 2014); Ausência Presença (Galeria Homero Massena/Vitória, ES/ 2013), além das coletivas Artistas Finalistas Prêmio Energias na Arte – 5a Edição (Instituto Tomie Ohtake/São Paulo, SP/ 2016); e Tentativas de Esgotar um Lugar (Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo/Vitória, ES/ 2015).

A exposição Terra Colidida, em Linhares e Vitória, é realizada pelo ateliê do artista André Arçari, em parceria com o grupo de pesquisa Sismógrafo, e conta com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, da Mosaico Fotogaleria e da Secretaria da Cultura (Secult), por meio do FUNCULTURA, onde o projeto obteve aprovação no Edital 034/2019, Projetos Setoriais de Artes Visuais.

Serviço:

Exposição Terra Colidida de André Arçari

Vitória

Abertura: 08 de dezembro, das 17h às 21h.
Onde: Mosaico Fotogaleria. Rua Aristóbulo Barbosa Leão, 500. Loja 18, Victória Mall, Mata da Praia, Vitória - ES

Visitação: até 15 de janeiro. De segunda a sexta-feira, das 10h às 17h (mediante agendamento). Aos sábados, as visitas devem ser previamente agendadas.

Agendamento: 27 99943 0831 (WhatsApp) fotogaleria@mosaicoimagem.com.br

Linhares

Visitação: até 23 de dezembro. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Onde: Centro Cultural Nice Avanza. Praça 22 de Agosto, Centro de Linhares

Aberto ao público