30/09/2010 18h40 - Atualizado em 21/01/2019 15h58

Exposição Internacional Einstein é prorrogada

Devido à lista de espera de estudantes e a várias solicitações do público em geral feitas ao Governo do Estado, a Secretaria da Educação (Sedu) prorrogou a Exposição Internacional Einstein, que permanecerá no Palácio Anchieta, em Vitória, até o dia 07 de novembro. A mostra seria encerrada no domingo (03). Com a prorrogação, o Espírito Santo passar a ser o estado em que a exposição ficou em cartaz o maior tempo, superando São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, mais 27 mil estudantes poderão ter acesso à vida e obra de Albert Einstein.

Outra novidade é que as segundas-feiras serão programadas para visitas de escolas da rede municipal, federal e particular. Mas o público geral também poderá conferir a exposição neste dia. Até então, as segundas-feiras eram reservadas para pequenas manutenções e, portanto, a mostra ficava fechada.

Lista de espera

A Gerência de Ensino Médio da Sedu já contabiliza uma lista de mais de 40 mil alunos da rede estadual na expectativa de visitar a exposição. “Infelizmente, não conseguiremos atender a todos, mas essa prorrogação já é um esforço para atender a essa demanda. Vamos dar prioridade às unidades de ensino que ainda não visitaram”, explicou a gerente Leonara Margoto.

Já para a visitação da rede municipal, federal e particular, há uma fila de espera de cinco mil estudantes. De terça a sexta estão programadas 24 mil visitas de alunos da rede estadual e estão previstas mais três mil da rede municipal e federal nas segundas, totalizando 27 mil estudantes.

Até o sábado (02), os dias e horários das visitações serão mantidos: a mostra fica aberta de terça a sexta, das 08 às 18 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 18 horas. A partir de segunda (04), a exposição abre também das 08 às 18 horas.

Eleições

No domingo (03), em virtude das Eleições 2010, a exposição não abrirá. Na mostra, aberta desde 07 de julho, o visitante conhece de perto a trajetória do cientista e físico Albert Einstein, tendo acesso ao boletim escolar de Einstein, ao prêmio Nobel que ele ganhou e cartas que trocou com familiares, amigos e autoridades. Há também um espaço especial sobre a visita de Einstein ao Brasil, em 1925.

Em todo o mundo, a Exposição Internacional Einstein já foi vista por mais de dois milhões de pessoas. A versão brasileira foi inaugurada em 2008 e já passou por São Paulo e Rio de Janeiro.

Albert Einstein

Albert Einstein foi um físico teórico alemão radicado nos Estados Unidos. Conhecido por desenvolver a Teoria da Relatividade, recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoelétrico; no entanto, o prêmio só foi anunciado em 1922.

O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade. Cem físicos renomados o elegeram, em 2009, o mais memorável físico de todos os tempos.

Devido à formulação da Teoria da Relatividade, Einstein tornou-se mundialmente famoso. Nos seus últimos anos, sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular. O físico tornou-se um sinônimo de gênio. Foi, por exemplo, eleito pela revista Time como a “Pessoa do Século” e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo.

Outras informações sobre a exposição: www.einsteinbrasil.com.br.

Serviço:
Exposição Internacional Einstein
Data: Até 07 de novembro
Local: Palácio Anchieta
Horário de visitação: Segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas / Sábados, domingos e feriados das 10 às 18 horas (segundas-feiras exclusivas para visitação
Visitas guiadas: 0300 789 0002
Entrada Gratuita

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ kpgbissoli@sedu.es.gov.br