19/02/2020 17h24

Ex-aluna da Rede Estadual é aprovada em várias faculdades e realiza sonho de cursar Psicologia

Moradora da zona rural de Vargem Alta e ex-aluna da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Guilherme Milaneze, a estudante Mariana Fabres conquistou não só uma, mas dez vagas em diferentes instituições de Ensino Superior, incluindo a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ela também conseguiu bolsas em faculdades particulares, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Atualmente, ela cursa Psicologia em uma faculdade no município de Cachoeiro de Itapemirim.

Mariana Fabres contou que sempre estudou em escola pública e que teve muito apoio da família com relação aos estudos. Mas, nada foi fácil, pois ela descobriu uma doença no olho que a fez se afastar da escola para realizar o tratamento. “No meu Ensino Médio, em que eu tinha que me esforçar ao máximo para os vestibulares, eu passei por muitas dificuldades, mas isso me provou que nada nos impede de conquistar os nossos sonhos. Mesmo com problemas, eu dei o meu melhor”, disse.

A diretora da escola, Rosiane Dalfior Dalcin, se orgulhou ao lembrar da ex-aluna. “Falar da Mariana chega a me arrepiar. Ela sempre foi destaque na nossa escola em tudo, seja no esforço como estudante, seja como protagonista da própria história e dos colegas. Quando estava na segunda série do Ensino Médio, ela, juntamente com algumas amigas, elaboraram e executaram um projeto que ajudou muitos de nossos alunos. Uma caixinha foi colocada no corredor para que os estudantes que estavam passando por algum problema os relatassem em forma de carta. Muitos deles foram ajudados e superaram as adversidades. Mariana é proativa, nasceu para estudar e tem um futuro brilhante pela frente”, afirmou.

A estudante destacou ainda que a rotina de estudos precisa de foco e isso também a ajudou a alcançar esta conquista. “Como eu estudava no turno vespertino, eu focava nos estudos em casa na parte da manhã. Mas, também ajudava minha mãe com as tarefas domésticas. Na 3ª série do Ensino Médio consegui uma vaga no Pré-Enem da Sedu e passei em primeiro lugar para o polo de Vargem Alta. Hoje, estudando Psicologia, vejo que é o que sempre quis fazer. Era um sonho!”

Premiações

Na Educação Básica, Mariana Fabres recebeu menção honrosa três vezes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foi também homenageada pela Câmara de Vereadores de Vargem Alta, com a “Comenda do Estudante”, que tem o objetivo de reconhecer do empenho e dedicação dos estudantes.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon