22/10/2021 13h55

Evento marca início das soluções inovadoras no Hospital Estadual de Vila Velha

O Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV) começa oficialmente a receber duas soluções inovadoras de empresas de tecnologia selecionadas pelo programa Pitch Gov.ES para os desafios na área da saúde. Uma solenidade, realizada na tarde dessa quinta-feira (21), que aconteceu no auditório do hospital, marcou o início da fase de testes na instituição.

“O Governo do Estado fez a opção de trabalhar com um processo de descentralização, permitindo que diversas secretarias tivessem várias iniciativas, constituindo dentro do próprio governo um ecossistema. Você tem um ecossistema mais amplo quando tem vários atores. O que nós estamos conseguindo avançar neste momento são passos seguros e concretos”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

O diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, destacou a importância da inovação. “Não é possível hoje, principalmente pelo que passamos com a pandemia, não buscar soluções inovadoras. Os serviços de saúde, principalmente os hospitais, são serviços muito complexos”, disse Ribeiro.

Para o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, “esta é uma etapa importante do Pitch Gov.ES. A expectativa é de que essa experiência aproxime a gestão pública capixaba do ecossistema de inovação, resultando em melhorias no atendimento e nos serviços ofertados”, informou.

O evento contou também com a presença do subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Denio Arantes; a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Cristina Engel de Alvarez; a subsecretária de Estado da Assistência em Saúde, Quelen Tanize Alves da Silva; e o diretor do HESVV,  Anderson Barbosa de Oliveira.

Como funciona

A RFID Brasil trabalhará no desafio “Como controlar a jornada do paciente no momento da entrada até a alta?”. Para isso, a startup vai usar o sistema Saúde Fácil, que pode ser integrado às gestões de saúde já existentes.

“O paciente, ao ingressar na unidade de saúde, receberá uma pulseira com chip RFID embutido, agregando leituras automáticas e inteligência ao processo atual, agilizando sua entrada e permitindo iniciar a coleta de dados imediatamente no ingresso do paciente”, explicou a RFID Brasil.

A solução será implantada na unidade hospitalar e a empresa terá seis meses para realizar os planos de teste e apresentar os resultados.

Outra startup que iniciará o plano de testes no HESVV será a Medbolso, com o desafio: “Como gerir plantões e escalas priorizando, na oferta de plantões extras, os profissionais mais bem ranqueados?”.

A startup será responsável por estabelecer uma plataforma que permitirá a montagem das escalas de forma sustentável e transparente, facilitando o acesso dos profissionais envolvidos e otimizando o trabalho do setor local responsável, que será treinado para tal. A interface com os profissionais plantonistas é realizada por intermédio de dispositivos móveis e base web e gráfica, com geração de relatórios e calendários customizáveis.

O Programa

O Pitch Gov.ES foi lançado em julho de 2020 e recebeu 445 inscrições de projetos elaborados por startups de todo o País, para solucionar desafios enfrentados em diversas áreas da gestão pública do Executivo Estadual, tais como Educação, Saúde, Segurança Pública, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Gestão Pública, Impacto Social e Cultura, bem como desafios de outros Poderes.

O programa conecta o Espírito Santo às startups para resolver desafios da gestão pública, por meio de soluções tecnológicas e inovadoras em estágio avançado de maturidade.

Ele foi idealizado pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), com o Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges).

“Nós temos talentos em todo o Brasil e muitas vezes esses talentos são desperdiçados. E quando a gente tem um governo que preza pelo incentivo para que esses talentos possam ajudar na busca de soluções a problemas da sociedade, é extremamente positivo. É mais um avanço para o desenvolvimento da inovação no Estado proporcionado pelo Pitch Gov.ES”, frisou a diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel de Alvarez.

Os recursos para o programa são provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia, o Funcitec, com atuação da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)