12/09/2025 15h24

Evento debate diversificação da produção agrícola em Mimoso do Sul

Foto: Henrique Marion
Produção de cafés canéforas foi tema de uma das palestras do evento, ministrada pelo pesquisador Marcelo Curitiba

Os rumos da produção agropecuária do município de Mimoso do Sul foram debatidos durante o II Encontro do Agro Mimosense, realizado na última quinta-feira (11), no auditório da Colamisul. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre produtores rurais, estudantes, técnicos de instituições públicas e privadas, representantes institucionais e do poder público municipal.

A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Mimoagro, Sindicato Rural de Mimoso do Sul e Senar-ES, em parceria com a Colamisul, o Sicoob, o Sicredi e a Embrapa.

Com foco na diversificação agrícola como pilar da sustentabilidade, a programação destacou a importância de culturas já consolidadas no município, como o café e o milho forrageiro, e apresentou o potencial de novas alternativas produtivas, como o cacau.

Foram realizadas três palestras: “Conilon x Robustas Amazônicos: clones mais cultivados no Espírito Santo”, conduzida pelo pesquisador da Embrapa e Incaper, Marcelo Curitiba Espindula; “Implantação de lavoura de milho para silagem: manejo e cultivares para a região sul do Espírito Santo”, ministrada pelo engenheiro agrônomo João Henrique Carvalho de Souza (Biomatrix Sementes); e “Potencial produtivo e econômico da cultura do cacau para a região sul do Espírito Santo”, apresentada pelo consultor do Senar-ES, Danilo Força Baroni.

De acordo com o técnico em Desenvolvimento Rural e coordenador do escritório local do Incaper em Mimoso do Sul, Wescley Henrique Silva Marion, o encontro cumpriu seu papel ao promover reflexões e apontar caminhos para o fortalecimento da agropecuária e da economia rural do município.

Ele adiantou que a terceira edição do evento já está confirmada para 2026. “O III Encontro do Agro Mimosense dará continuidade a esse trabalho de diálogo e integração, sempre com foco no desenvolvimento das cadeias produtivas e na valorização do setor agropecuário local”, destacou.

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard