17/10/2025 11h33

Estudantes de escola estadual de Cariacica visitam o Prodest

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde dessa quinta-feira (16), a visita de alunos dos cursos Integrados ao Ensino Médio de Informática para Internet e de Redes de Computadores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Alzira Ramos, de Cariacica.

Com o objetivo de facilitar a compreensão sobre as atividades da autarquia, os estudantes assistiram inicialmente a um vídeo institucional que mostrou os principais serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) prestados pelo Prodest aos órgãos públicos no Estado.

O supervisor de Infraestrutura de Processamento, Armazenamento e Backup do Prodest, André Barbosa de Oliveira, explicou as ações executadas pela Gerência de Plataforma em Tecnologia da Informação (Geptic). De acordo com Oliveira, o Instituto administra 280 bancos de dados, com 761 terabytes (TB) de informações estruturadas.

Ele também destacou que a autarquia gerencia aproximadamente 25 mil contas de correio eletrônico e armazena cerca de 14.6 petabytes de dados em storage, equipamento que fica no Data Center do Estado, situado na sede do órgão, em Vitória.

Segundo Oliveira, o Prodest utiliza cerca de 2.300 máquinas virtuais que atuam no processamento e na disponibilidade de informações governamentais. Os estudantes conheceram ainda soluções adotadas pela autarquia nos segmentos de segurança da informação, processamento, banco de dados, redes e serviços web.

Atendimento ao cidadão

Os alunos também tiveram a oportunidade de receber informações sobre soluções desenvolvidas pelo Prodest para melhorar o atendimento ao cidadão, na apresentação realizada pelo analista de Tecnologia da Informação (TI) Vinicius Soares, da Gerência de Sistemas (Gesit).

Soares explicou como a autarquia executa o desenvolvimento e a manutenção de sites e sistemas. Além disso, citou diversos sistemas desenvolvidos e mantidos pela autarquia. Atualmente, o Instituto é responsável por 152 websites e 160 sistemas (softwares, APIs, Webservices, entre outros), atendendo a 65 órgãos públicos no Espírito Santo.

O analista também destacou várias soluções, como o Agenda ES, E-Flow (formulários eletrônicos para requisição de serviços governamentais), Acesso Cidadão (login único para uso de serviços digitais do Governo) e o E-OUV (sistema para envio de demandas à Ouvidoria-Geral do Estado.

Soares ainda apresentou os serviços digitais desenvolvidos para o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e o sistema Jovens Valores (inscrições para estágio em órgãos do Poder Executivo Estadual). Outro destaque foi o sistema E-Docs (responsável pela tramitação eletrônica de processos e documentos no Poder Executivo Estadual).

Fibra Óptica

Para finalizar a visita, os estudantes foram à Sala de Monitoramento do Data Center do Estado, onde foram recebidos pelo técnico em TI Gleidson Oliveira, da Gerência de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (Geitic).

Os alunos conheceram os procedimentos adotados pelo Instituto para monitorar a rede de fibra óptica do Governo do Estado, que abrange escolas, hospitais, delegacias, entre outras repartições estaduais em todos os 78 municípios capixabas.

É a segunda visita da EEEFM Alzira Ramos ao Prodest neste mês. A primeira foi realizada no dia 09 de outubro. As instituições de ensino com cursos de TI interessadas em conhecer os trabalhos realizados pela autarquia podem agendar visitas pelo e-mail comunicacao@prodest.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Prodest

Eric Lopes Menequini

comunicacao@prodest.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard