20/02/2018 11h32 - Atualizado em 20/02/2018 11h45

Estado será parceiro na compra de equipamentos e na manutenção do Hospital Materno-Infantil na Serra

Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

O Governo do Estado será parceiro da Prefeitura da Serra na aquisição de equipamentos e na manutenção do funcionamento dos serviços ofertados do Hospital Materno-Infantil do município. O anúncio oficial foi feito na manhã desta terça-feira (20) durante visita técnica feita pelo governador Paulo Hartung em companhia do prefeito Audifax Barcelos, do vice-governador, César Colnago, e demais lideranças do município. Aproximadamente 8.700 gestantes e bebês serão atendidos anualmente no local, que terá 120 leitos, sendo 60 maternos e 60 pediátricos. A estimativa é de que o número de partos no novo hospital chegue a 725 por mês.

O Hospital Materno-Infantil está em construção em Colina de Laranjeiras, ao lado do Terminal de ônibus do Transcol, e será o maior do Estado. A previsão de conclusão da obra é para o segundo semestre de 2019. O governador Paulo Hartung destacou que o novo Hospital será de extrema importância para a população capixaba e explicou que técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vão se reunir com técnicos municipais para identificar a necessidade de equipamento de amparo legal para o Estado auxiliar no custeio da unidade.

“Vamos assinar em breve convênios repassando recursos da ordem de R$ 18 milhões para o município avançar em obras estruturantes e urbanas. Além disto, o Governo do Estado será parceiro para compra de equipamentos e também vamos auxiliar no custeio do novo Hospital. Essa unidade hospitalar não será de atendimento específico do município, então o prefeito pede uma parceria na hora do funcionamento do hospital e estamos sinalizando positivamente. Construir e equipar são desafios, mas manter funcionando é o maior deles”, afirmou o governador.

A unidade está sendo construída em uma área de 25 mil metros quadrados. Será composta por três pavimentos distribuídos em: assistência materno-infantil, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, casa da gestante, bebê e também mulheres que tenham tido filho há até 45 dias (puérperas).

De acordo com informações do município, um dos diferenciais do novo Hospital será a inserção do acompanhante no processo de atendimento ao bebê e à gestante, conforme a Política do Parto Humanizado. Novidade no município, o Hospital Materno-Infantil vai ter um leito chamado “PPP”: Pré-parto, Parto e Pós-parto. Serão atendidas gestantes de baixo e médio risco. Ainda de acordo com a Prefeitura, a Serra já possui uma maternidade de gestão municipal realizando cerca de 200 partos mensais. Atualmente, a Maternidade de Carapina passa por reforma e a capacidade de internação aumentará para 38 leitos e 400 partos por mês.

“O Hospital infantil da Serra é uma obra importante não só para o município, mas para toda população do Espírito Santo. Hoje fechamos um acordo com o Governo do Estado para aquisição de equipamentos e custeio mensal do hospital, com previsão de entrega para o próximo ano. A parceria em servir a população capixaba”, destacou o prefeito Audifax Barcelos.

Números:

- Área total do terreno - 25.711,85 metros quadrados

- Área dos estacionamentos - 1.874,61 metros quadrados

- Calçadas - 2.417,61 metros quadrados

- Praças internas - 2.303,40 metros quadrados

- Número de leitos - 120

- Primeiro pavimento - Hospital infantil - 26 leitos + 4 isolamentos

- Primeiro pavimento - Maternidade - 56 leitos + 4 isolamentos

- Segundo pavimento - Hospital infantil - 26 leitos + 4 isolamentos

*Com informações da Prefeitura Municipal de Serra.

Confira aqui a entrevista do governador Paulo Hartung.

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado

Leonardo Nunes