03/12/2019 13h27 - Atualizado em 03/12/2019 13h40

Estado investe na recuperação de ciclovia e urbanização de avenida na Serra

Foto: Hélio Filho/Secom

O município da Serra vai receber mais de R$ 5 milhões de investimentos do Governo do Estado. Foi assinada na manhã desta terça-feira (03), a Ordem de Serviço para as obras de recuperação de ciclovia e urbanização da Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, no bairro Vila Nova de Colares. Serão 7,5 quilômetros de uma via totalmente urbanizada e com ciclovia em toda sua extensão. A obra é um convênio entre o Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e a Prefeitura do município.

“Com essa obra, a Talma vai ser a avenida mais bonita do Estado. Ela vai ter ciclovia, passeio para caminhadas e corridas, além de ser toda embelezada com arborização. Terá ainda trevos que vão melhorar a entrada dos bairros. Essa avenida atende tanto a área industrial quanto a comercial, além de alguns grandes bairros, como Feu Rosa e Vila Nova, por exemplo. Além da circulação dos carros, nós vamos ter um parque linear e as pessoas vão poder desfrutar dessa avenida. Fazendo seus passeios, sua atividade física, desfrutando dessa beleza que é a cidade da Serra”, disse o governador.

Ao todo, serão 8.486,93 metros quadrados de pavimentação, 7.938,40 metros de meio fio, 375,05 metros quadrados de calçada, 896,38 metros quadrados de sinalização horizontal, 72,10 metros de passagem de pedestre em nível, 1.170,90 metros de guarda-corpo para ciclovia, além de paisagismo e iluminação com luminárias em LED.

O subsecretário para Assuntos Administrativos da Sedurb, Octavio Guimarães, afirma que este é um importante investimento numa região com grande circulação de pessoas, já que concentra muitas empresas e residências. “As obras, quando concluídas, beneficiarão moradores e trabalhadores que passam pela via, que terão mais segurança e mobilidade no seu deslocamento”, disse.

A Avenida Talma Rodrigues interliga o polo industrial Civit II e diversos bairros como Alterosas, Nova Zelândia, Vila Nova de Colares, Boulevard Lagoa, Feu Rosa e o Portal de Jacaraípe, atendendo diretamente cerca de 40 mil pessoas. Além disso, está localizada no corredor de transporte coletivo, entre os terminais urbanos de Laranjeiras e Jacaraípe, influenciando na circulação de milhares de pessoas em deslocamentos local, regional e metropolitano.

Entre diversas autoridades presentes, estiveram na solenidade o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, e os secretários de Estado Bruno Lamas (Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social), Álvaro Duboc (Economia e Planejamento), Fabricio Noronha (Cultura) e Lenise Loureiro (Gestão e Recursos Humanos). A primeira-dama do Estado, Virginia Casagrande, também participou do evento, acompanhando o governador no dia de seu aniversário.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedurb