27/04/2021 13h05

Estado anuncia expansão do SAMU 192 para mais 14 municípios da região Central/Norte

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta terça-feira (27), a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) em 14 municípios da Região Central/Norte de Saúde, compreendidos pelo consórcio CIM Noroeste: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha e Vila Valério.

A ação faz parte do programa estadual “SAMU para Todos”, que visa garantir assistência pré-hospitalar à toda população. Somente neste ano, as atividades foram iniciadas em 43 cidades de todas as regiões. Para a execução do serviço serão repassados R$ 8,73 milhões, sendo 60% cofinanciado pelo Estado e 40% pelo município. Já a Central de Regulação das Urgências e Emergências será única e totalmente gerida pelo Estado.

“Esse é mais um passo importante para que o SAMU 192 chegue a todos os capixabas. Com a inclusão desses 14 municípios chegamos a 96% de cobertura no Espírito Santo. É fundamental esse atendimento rápido e qualificado para que possamos aumentar o número de vidas salvas. Queria aproveitar para agradecer aos prefeitos e à prefeita que têm sido parceiros nesse momento difícil de pandemia, independentemente de partido ou ideologia. Também parabenizo aos secretários de saúde que estão nos ajudando muito nesse momento”, afirmou Casagrande, durante o evento virtual, transmitido ao vivo pelas redes sociais.

Para o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o SAMU 192 fortalece os municípios capixabas, regionaliza os serviços, garante um melhor acesso e melhora a eficácia dos serviços de saúde no Espírito Santo.

“Quero destacar que é uma honra muito grande chegar nesse momento. Estamos entrando no nosso terceiro ano de governança, materializando e repassando os recursos para iniciação do SAMU 192 em mais cidades capixabas, chegando a 96% de cobertura. Com a implantação desse serviço, tudo que é considerado de urgência e emergência, será atendido pelo SAMU 192. Com isso, o tempo de resposta será adequado para termos um melhor atendimento para garantir vaga zero”, ressaltou Nésio Fernandes.

O subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos, destacou a importância da expansão do serviço e a parceria do Governo do Estado com os municípios e Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS). “O programa ‘SAMU para Todos’ é um fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência em solo capixaba. Essa parceria do Governo do Estado com os municípios e consórcios assume um protagonismo grande nesse momento de operacionalização da ação. Além disso, esse processo organiza a rede, garantindo que o paciente será atendido em hospitais especializados de acordo com sua necessidade real”, disse.

O prefeito de Pancas, Dr. Sidiclei, que preside o CIM Noroeste, reforçou a importância do repasse de recursos do Estado para toda a região. “Estou muito feliz, pois essa é uma oportunidade de participar desse momento histórico para o Estado e para toda a nossa região. Essa marca de 96% de cobertura no Estado é uma importante conquista e agora temos todos os municípios da região participando e cobertos pelo SAMU para Todos”, declarou.

“O SAMU para Todos é um programa importantíssimo e agora chegamos a 96% de cobertura. É uma conquista enorme para o nosso Estado, principalmente nesse momento de enfrentamento da pandemia”, asseverou a deputada estadual Raquel Lessa, que também participou da solenidade.

Também participaram da transmissão, a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; o secretário de Estado de Governo, Gilson Daniel; a prefeita Ana Malacarne (São Domingos do Norte) e os prefeitos Jailson Quiuqui (Águia Branca); Alexandre Borel (Alto Rio Novo); Elias Dal Col (Ecoporanga); Leonardo Finco (Governador Lindenberg) e Hermínio Hespanhol (Mantenópolis); além de subsecretários de Estado; superintendentes; diretores de hospitais; vereadores; e secretários municipais.

SAMU para Todos

O Governo do Estado instituiu em 2019, por meio do Decreto Nº 4548-R, a política estadual para a Rede de Urgência e Emergência, do componente Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192), denominada de “SAMU para Todos”.  O programa é uma estratégia de fortalecimento da regionalização e municipalização do SUS com a ampliação da governança e coparticipação tripartite da expansão do SAMU 192 para todo o território do Espírito Santo.

Quando acionar o atendimento móvel de urgência

Saber como e quando acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência contribui para que ele possa cumprir sua função principal, que é prestar socorro à população em casos de risco à vida. Ao acionar o serviço, é preciso que a pessoa esteja ao lado do paciente para que seja garantido um atendimento ágil e adequado à situação. Em alguns casos, o acompanhante mesmo pode iniciar o atendimento com orientação do médico regulador até que o socorro chegue ao local.

O SAMU 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida, por isso as pessoas não devem passar trotes nem ocupar as linhas telefônicas para solicitar atendimentos que não tenham esse foco.

Acione o serviço em casos de:

- Parada cardiorrespiratória;
- Dor forte no peito (infarto);
- Dificuldade de respirar/engasgo;
- Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);
- Intoxicação (envenenamento);
- Queimadura grave;
- Choque elétrico;
- Acidente de trânsito com vítima;
- Queda grave e fratura;
- Afogamento;
- Surto psiquiátrico;
- Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;
- Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais
asscom@saude.es.gov.br