13/12/2021 14h50

Essa etapa é destinada para os estudantes que desejam ingressar em uma das escolas estaduais em 2022.

Entre abril e novembro deste ano, 5.395 docentes (que correspondem a 31.57% da Rede Estadual) responderam à Autoavaliação de Competências Digitais de Professores. Esta é uma ferramenta on-line e gratuita, desenvolvida pelo Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), com 23 perguntas de múltipla escolha e divididas em três áreas, sendo elas pedagógica, cidadania digital e desenvolvimento profissional. Nesse contexto, 12 competências são avaliadas em cinco níveis de apropriação (exposição, familiarização, adaptação, integração e transformação).

Ao responderem este questionário, todos os/as docentes receberam uma devolutiva personalizada, informando em qual nível ele/ela está, o que isso significa e como ele/ela poderá aprimorar a prática profissional imediatamente e de forma autônoma, a partir de orientações e direcionamentos específicos, incentivando-os/as a buscarem o protagonismo no próprio desenvolvimento, que possibilita a transformação na prática educativa.

A partir das informações coletadas, a Secretaria da Educação (Sedu) também acessa uma devolutiva sobre a situação atual da rede. Com este diagnóstico, tanto a Sedu quanto as Superintendências Regionais de Educação (SRE), assim como as escolas, poderão planejar e incorporar estratégias mais efetivas de desenvolvimento das competências digitais dos professores no plano de ação para 2022, visando a oferecer formações mais significativas, personalizadas e focadas na área de inovação e tecnologia educacional. 

Para acessar o resultado da Autoavaliação de Competências Digitais de Professores 2021 acesse o link: https://drive.google.com/file/d/1WjXqwU43WrDPoSFQGcaaYLeL9R8mnLd7/view


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

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