29/10/2010 20h05 - Atualizado em 18/01/2019 16h27

Espírito Santo será sede do VII Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas

Começa neste sábado (30) e vai até a próxima terça-feira (02) o VII Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradas, no Hotel SESC, em Guarapari.  O evento tem como objetivo discutir os avanços técnico-cientficos em recuperação de áreas degradadas, com foco na reabilitação e restauração na biodiversidade, além de promover o intercâmbio de informações e experiências para aprimorar o setor produtivo e a preservação ambiental.

A realização é da Sociedade Brasileira de recuperação de Áreas Degradadas (Sebrades), do Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama) – e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

São esperadas aproximadamente 600 pessoas, entre técnicos governamentais, professores, pesquisadores, técnicos de organizações não governamentais, estudantes, profissionais, empresários, executivos, e profissionais da área ambiental.

Segundo o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e presidente da Sebrades, Maurício Balensiefer, o simpósio, que acontece pela primeira vez no Estado, tem como principal meta discutir a recuperação dos biomas brasileiros. “Nestes últimos anos, sobraram apenas 7% da mata atlântica. Por isso, devemos estudar meios que busquem minimizar essa degradação, que ainda acontece”, explica.

Entre as discussões, a programação será estruturada na forma de conferências, mesas redondas e sessões de trabalhos técnico-científicos, por meio de painéis e comunicação oral.

Programa Campo Sustentável

O Programa de adequação ambiental de propriedades agrícolas “Campo Sustentável” busca apoiar os produtores rurais interessados em realizar suas atividades de forma planejada, visando a assegurar a produtividade agrícola e conservar e recuperar os recursos naturais como meio de garantir a sustentação da exploração agropecuária do solo, dos recursos hídricos e da vegetação nativa em áreas de interesse ambiental da propriedade.

Programação Preliminar do Simpósio

31/10 (domingo)

Área Temática

Sessão de Abertura

Biomas Brasileiros:
Biodiversidade, riqueza e valores em risco
- Jornalista Washington Novaes

Restauração Ecológica: Princípios, Perspectivas e Desafios para o Brasil

- Mediador: Paulo S. Rodrigues - UFPR
- James J. Griffith - UFV
- Maurício Balensiefer - UFPR - SOBRADE
- João de Deus Medeiros - MMA
- Vera Lex Engel - UNESP
- Efraim Rodrigues - UEL

01/11 (segunda-feira)

8h - 12h

Apresentação (ORAL) de trabalhos voluntários
(ordem de apresentação a definir)
- Mônica Panachao - USP (Coordenação)
- Vilma A. K. Santos - UFPR (Coordenação)

12h - 13h30

ALMOÇO

Mesa-Redonda:
Preservação x Degradação - Serviços ambientais e econômicos e práticas de recuperação nos biomas brasileiros: Campos do Sul, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Amazônia.

- Mediadora:Marilena Paese - FGV
Ilsi Boldrini - PPG - Botânica - UFRGS
- Rodrigo Studart Correia - UNB e UCB
- Ivan André Alvarez - Embrapa - CPTSA
- Alexandra Penedo de Pinho - UFMS
- João Ferraz - INPA

Técnicas e Práticas de RAD para:
Voçorocas
- João Luiz Lani - UFV
Nascentes
- Soraya A. Botelho - UFLA
Ambientes Fluviais
- Fabricio Sutili - UFSM

02/11 (terça-feira)

8h - 12h30

Workshop
Mata Atlântica: Preservação x Degradação - Serviços ambientais e econômicos, práticas e iniciativas institucionais e privadas de recuperação.

- Mediadora: Ana P. C. Chaves - FAE
- Gustavo Curcio - EMBRAPA - CNPF
- Secretaria do Meio Ambiente - ES
- SOS Mata Atlântica
- Pacto para a restauração da Mata Atlântica
- Projeto Symbiosis

Sessão de Encerramento

OBS:

Apresentação (PÔSTER) de trabalhos voluntários

Relação dos Mini-Cursos

30/10 das 8h -18h e 31/10 das 8h - 12h

Investimento:
- Profissionais R$ 300,00
- Estudantes : R$ 150,00

* Vagas Limitadas.
Confirme seu interesse ou já reserve sua vaga através do email:

O Curso será confirmado a partir da 10a reserva.

1. Pensamento Sistêmico Aplicado à Restauração Ecológica. (CONFIRMADO)
(programa completo)

2. Recuperação de Ecossistemas Aquáticos Degradados. (CONFIRMADO)
(programa completo