19/06/2018 18h02 - Atualizado em 19/06/2018 18h29

Espírito Santo sedia encontro sobre segurança de barragens

Foto: Assessoria Agerh

Com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), a Agência Nacional de Águas (ANA) realiza, em Vitória, o II Encontro sobre Segurança de Barragens - Região Sudeste. O evento teve início nesta terça-feira (19) e segue até esta quarta-feira (20) na Sala de Decisões do Palácio da Fonte Grande.

O objetivo do Encontro é disseminar a cultura da segurança de barragens e auxiliar os órgãos estaduais na implementação da Política Nacional de Segurança de Barragem em seus âmbitos de atuação, em consonância com as metas da ANA, por meio de articulação com lideranças de órgãos fiscalizadores e com os principais empreendedores.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira, falou sobre a importância do tema. “Temos um desafio muito importante pela frente que é o da regulamentação. Atrelada aos investimentos em barragens é preciso vir uma governança. Gerenciar 60 barragens não é uma coisa simples. Isso está sendo trabalhado junto aos municípios. Agradeço à ANA por ter escolhido o Espírito Santo para sediar este evento”, disse Cerqueira.

O diretor-presidente da Agerh, Alberto Pêgo, ressaltou os investimentos que vêm sendo feitos na área. “Trouxemos novos técnicos para a Agerh que estão atuando na área de Segurança de Barragens, criamos uma nova legislação estadual, que ainda vai ser apreciada, mas que foi muito bem elaborada contemplando, inclusive, aspectos que não estão na legislação federal. Vai funcionar como um código de Segurança de Barragens”, disse Pêgo.

O diretor da ANA Oscar de Moraes Cordeiro Netto falou sobre a escolha do Espírito Santo para sediar o evento. “Segurança de Barragens é um tema novo na legislação brasileira que envolve todos os gestores da área, sejam eles estaduais ou da União. Já vínhamos discutindo o tema há alguns anos, mas o desastre de Mariana acelerou o processo e a ANA decidiu tratar o tema de forma regional. Escolhemos o Espírito Santo por ser um estado que sofreu diretamente com o desastre e por estar iniciando as discussões sobre o assunto”, disse.

Adriano Leão

Agência Estadual de Recursos Hídricos – Agerh