26/06/2017 14h27 - Atualizado em 26/06/2017 15h49

Espírito Santo realiza Semana Estadual sobre Drogas

Começa nesta segunda (26) e vai até a próxima sexta-feira (30), a Semana Estadual sobre Drogas. A realização é da Vice-Governadoria do Estado, por meio do Conselho Estadual sobre Drogas (COESAD) e da Coordenação Estadual sobre Drogas (CESD). O objetivo é envolver a sociedade na discussão dos problemas gerados pelo consumo de drogas.

Serão promovidos eventos, em todo o estado, sobre a temática das drogas nas áreas de educação, saúde, segurança pública, trabalho, reinserção social, redução de danos sociais à saúde, repressão ao tráfico de drogas e à violência social dela decorrente. Todas as ações contam com parceria de organizações governamentais, não governamentais, empresas privadas e instituições da sociedade civil.

O coordenador do programa estadual de ações integradas sobre drogas, Gilson Giubert, explica que a semana vai possibilitar a discussão e a troca de experiências, em diversos âmbitos, no combate e tratamento do uso abusivo de álcool e outras drogas. “Temos um programa que já atende dependentes químicos em todo o estado, por meio do Núcleo Integrador da Rede, localizado em Vitória. Estamos finalizando a parceria com os municípios para que as pessoas possam ser atendidas em comunidades terapêuticas e prontos atendimentos de saúde diretamente no interior, sem ter que passar pela capital”, esclarece.

Conheça mais sobre o Programa Integrado de Valorização à Vida (PROVIV)

O Programa Integrado de Valorização à Vida (PROVIV) é um programa de responsabilidade da Coordenação Estadual sobre Drogas, criada por meio da Lei Complementar Nº 605 de 05 de dezembro de 2011, e tem por finalidade proporcionar o acesso das pessoas com Dependência Química e suas famílias às possibilidades de cuidados/tratamento realizados pelo Núcleo Integrador da Rede (NIR).

O PROVIV configura-se como um conjunto integrado de ações de prevenção, tratamento e reinserção social das pessoas com dependência química, visando à redução das diversas vulnerabilidades associadas ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria

Karyna Amorim