10/11/2025 14h19

Espírito Santo domina o ‘Coffee of The Year 2025’

Foto: Guilhermo Recla/Seag

Mais uma vez, o Espírito Santo se destaca como um dos maiores produtores de cafés de excelência do Brasil. Na premiação nacional “Coffee of The Year 2025”, os cafés capixabas conquistaram 11 das 15 colocações nas categorias arábica e canéfora, consolidando o Estado como referência em qualidade. A cerimônia aconteceu na tarde da última sexta-feira (07), durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG).

Com uma participação expressiva de 24 cafés finalistas – sendo 21 de arábica e três de canéfora –, o Espírito Santo foi o grande destaque da premiação, garantindo o primeiro lugar na categoria canéfora pelo terceiro ano consecutivo e o segundo lugar na categoria arábica. O resultado reforça o reconhecimento à qualidade e à diversidade da produção cafeeira capixaba.

A grande campeã da categoria canéfora foi a produtora Carolinna Bridi Gomes, da Fazenda São Bento, em Santa Teresa. O Estado também conquistou a terceira e quarta colocação, respectivamente, com Luiz Carlos da Silva Gomes, também da Fazenda São Bento, e Juliana Monteiro Furie Quadra, da Fazenda Água Limpa, em Alegre.

Na categoria arábica, oito das dez premiações ficaram com produtores do Espírito Santo. O segundo lugar foi conquistado por Douglas Dutra Vieira, do Sítio Cordilheiras, em Iúna. Em seguida, Roberta Queiroz, Afonso Lacerda, Deneval Miranda Vieira Júnior, Francisco Faleiro, Bianca Gomes Fernandes, Ademir Lacerda e Cedro Fornari ocuparam, respectivamente, da quarta à décima colocação.

“Essas conquistas são frutos de muito trabalho e da competência dos nossos cafeicultores de arábica e conilon. O Espírito Santo é o único estado do Brasil que produz, em quantidade, qualidade e sustentabilidade, as duas espécies comercializadas no mundo. Essa evolução fantástica da qualidade se repete todos os anos aqui na SIC”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli.

Segundo Bergoli, o resultado é fruto do trabalho conjunto de diversas instituições, do Governo do Estado e das famílias produtoras. “Receber o prêmio de campeão de café canéfora, no qual o Espírito Santo é o maior produtor do Brasil, é emocionante. Isso atesta o esforço de muitas mãos – do Governo, por meio da Seag, do Incaper, além das IGs do Caparaó, Conilon e Montanhas do Espírito Santo, do Sebrae, do Senar, da Faes, das prefeituras, das associações e, principalmente, das famílias cafeicultoras”, afirmou.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, tem desempenhado papel crucial no fortalecimento da cafeicultura. O Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura do Espírito Santo, com foco em governança, sustentabilidade, tecnologia e inclusão social, oferece aos produtores acesso a recursos, conhecimento e ferramentas para aumentar a produtividade e a qualidade do café, além de promover práticas mais sustentáveis.

Com quase 70% das propriedades rurais dedicadas ao cultivo do café, o Espírito Santo é o segundo maior produtor brasileiro da bebida e o maior produtor de conilon do País.

Confira o pódio:


Canéfora
1º lugar – Carolinna Bridi Gomes – Fazenda São Bento - Santa Teresa
3º lugar – Luiz Carlos da Silva Gomes – Fazenda São Bento -  Santa Teresa
4º lugar – Juliana Monteiro Furie Quadra – Fazenda Água Limpa - Alegre

Arábica
2º lugar – Douglas Dutra Vieira – Sítio Cordilheiras – Iúna
4º lugar – Roberta Queiroz – Sítio Café da Ester  – Iúna
5º lugar – Afonso Lacerda – Onofre Cafés Especiais – Dores do Rio Preto
6º lugar – Deneval Miranda Vieira Júnior – Sítio Cordilheiras – Iúna
7º lugar – Francisco Faleiro – Fazenda Pico da Bandeira – Ibitirama
8º lugar – Bianca Gomes Fernandes – Refúgio do Ninho – Domingos Martins
9º lugar – Ademir Lacerda – Sítio Forquilha do Rio – Dores do Rio Preto
10º lugar – Cedro Fornari – Sítio Refúgio do Cedro – Iúna

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales 
(27) 3636-3700
comunica.seag@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard