23/06/2017 17h58

Esesp realiza encontro de mobilização em Vila Velha

Foto: Assessoria de Comunicação/Esesp

A gestão pública que sonhamos. Esse foi o tema abordado durante um encontro de mobilização realizado na tarde desta sexta-feira (23), em Vila Velha, pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). O evento reuniu cerca de 90 pessoas e foi destinado a servidores dos municípios que integram a Região Metropolitana de Vitória.

O encontro foi dividido em dois momentos. No primeiro, o ambiente da gestão pública foi levado a foco, com abordagens sobre o papel das lideranças, assim como os benefícios trazidos pelo planejamento e pela responsabilidade em relação às finanças públicas. Quem falou sobre essa temática foi o docente João Luiz de Araújo.

Já o segundo foi conduzido pelo também docente Ezimar Bravin, que falou sobre a crescente participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública e como isso requer o aprimoramento do servidor público, que deve se basear em conceitos e princípios éticos.

A ação integra o programa ‘Novas Competências na Gestão Municipal’ e faz parte das atividades da Esesp previstas para o ano. Ela marca oficialmente o início das capacitações destinadas aos servidores dos municípios do Território Metropolitano.

Por meio desse programa, a Escola de Governo do Estado leva as formações até espaços mais próximos aos profissionais, evitando a necessidade de deslocamento até Vitória. A diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, falou sobre a importância dessas parcerias para garantir à sociedade o serviço que ela almeja.

“Nosso papel enquanto Escola de Governo é contribuir com conhecimentos, informações, práticas e experiências, para que os agentes públicos possam pensar e repensar as suas práticas. Tudo isso pautado na responsabilidade e na inovação. E em todo esse processo, não podemos deixar de fora aqueles profissionais que estão mais próximos dos cidadãos”, disse.

A diretora técnica da instituição, Sylvana Torres, completou a fala. “Os servidores são permanentemente desafiados a fazer mais com menos: com menos tempo, mas com mais qualidade. Isso coloca em cheque o nosso estoque de competências. E como nós renovamos e melhoramos esse estoque? Com um processo de aprendizagem permanente como esse que estamos desenvolvendo”, disse.

O momento contou com a participação dos secretários municipais de Administração, Rafael Gumiero, e de Finanças, Evandro Vieira; da subsecretária de Recursos Humanos, Neide Félix; e do controlador de Vila Velha André Almeida.

O secretário de Administração destacou a parceria firmada para realização de todas as ações planejadas. “O maior investimento deve ser nas pessoas. Foi pensando nisso que procuramos a Esesp, porque enxergamos o conhecimento como uma das principais ferramentas para prestar o serviço que a população deseja e merece”, disse Rafael.

A previsão é que a partir da próxima semana o Território Metropolitano já comece a receber as formações, com o curso ‘Planejamento Estratégico’. Até o fim do ano, oito atividades já estão acordadas. Além disso, os servidores também podem continuar participando das capacitações realizadas pela Escola de Governo na sua sede e por meio da plataforma de educação on-line.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Esesp