06/02/2019 17h20

Esesp e Junta Comercial discutem capacitações sobre o Simplifica ES

As equipes da Junta Comercial do Estado e da Escola de Serviço do Espírito Santo (Esesp) se reuniram, na tarde desta terça-feira (06), para falar sobre cursos focados no uso da ferramenta “Simplifica ES”, do Governo do Estado. O objetivo é capacitar os profissionais e instituições envolvidas na abertura, alteração e baixa de empresas, contribuindo para o ambiente de negócios.

Para a diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, essa é uma tarefa importante para colaborar com o empreendedorismo capixaba. “Estamos muito felizes em participar dessa construção, de pensar de forma conjunta essas soluções. O papel que queremos assumir enquanto instituição pública é esse, o de ser um espaço que pensa um serviço público cada vez melhor para a sociedade”, concluiu.

Para presidente da Junta Comercial, Letícia Chieppe, “o Simplifica é uma ferramenta que integra todos os licenciadores e registradores de empresas. Nosso objetivo é facilitar e desburocratizar esse ambiente de negócios. Para isso, o conhecimento sobre como utilizar o sistema precisa passar por todos aqueles integrantes desse cenário. Nosso objetivo é atingir todas as empresas do Estado, sejam elas micro, médias ou grandes”, destacou.

Além de Nelci Gazzoni e Letícia Chieppe, participaram também do encontro a diretora técnica da Escola, Maria do Socorro Marques e outros membros das duas organizações. A intenção é promover ações conjuntas para servidores estaduais e municipais tanto na Região Metropolitana quando nas cidades do interior.

O projeto foi apresentado durante a reunião e, agora, as equipes vão refinar a proposta. A intenção é que ele seja finalizado no próximo mês, dando início às ações.

Simplifica ES

O Simplifica Espírito Santo é uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos Estaduais e Municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas e as disponibiliza na rede mundial de computadores – Internet em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso.

Entre os benefícios alcançados estão a redução da economia informal, a criação de empregos formais, crescimento da produtividade aliada ao desenvolvimento sustentável e redução no tempo de abertura de empresas.

Texto: Renan Chagas

Assessoria de Comunicação da Esesp