24/08/2021 14h02

Escolas aplicam Avaliação da Fluência em Leitura

A Avaliação da Fluência em Leitura 2021, do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), está sendo aplicada pelas escolas para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. A avaliação teve início no dia 16 de agosto e segue até o próximo dia 10 de setembro.

O objetivo é aferir o desempenho dos estudantes no processo de aprendizagem do código alfabético da Língua Portuguesa, aspecto fundamental para a alfabetização e o desenvolvimento da compreensão de textos escritos.

A diretora Cláudia Lopes Javarini, da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Barão do Rio Branco, de Vila Velha, falou sobre a avaliação. “É um importante instrumento para identificar o desempenho dos nossos estudantes, na leitura de palavras e textos, que é parte importantíssima no processo de alfabetização. A escola incentiva e chama os alunos a comparecer e participar, contando com o apoio e parceria da família, no intuito de garantir que todos os alunos da rede sejam avaliados. Assim, a escola será capaz de desenvolver ações pedagógicas especificas e de atingir o sucesso no processo de alfabetização, que é a formação de leitores fluentes”, disse.

Após a aplicação da avaliação e divulgação dos resultados, será possível identificar o nível de fluência em que cada estudante se encontra, de modo que sejam desenvolvidas ações que consolidem o processo de alfabetização.

Estão sendo avaliados aproximadamente 40 mil alunos, de mais de 1.600 escolas municipais e estaduais.

Avaliação da Fluência em Leitura

A Avaliação da Fluência em Leitura é uma das ações previstas no Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) 2021, instituído no Espírito Santo, a partir do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), que é uma iniciativa do Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as redes municipais de ensino.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata