02/12/2016 18h52

Escola Viva: mais sete municípios serão contemplados com novas unidades em 2017

Mais oito novas unidades do Programa Escola Viva serão abertas, em 2017, nos municípios de Vila Velha, São Mateus, Linhares, Pedro Canário, Montanha, Guaçuí e Iúna. O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (02), pelo secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, em coletiva de imprensa.

“A Escola Viva é uma ferramenta atrativa e de resgate para os jovens. Atualmente, temos mais de 30 mil jovens entre 15 e 17 anos fora da escola. Esse não é só um projeto educacional, é um projeto de vida para a nossa juventude. É uma ferramenta importante para que os estudantes tenham autonomia e capacidade de construir o seu futuro. As novas unidades vão oportunizar isso a cada vez mais estudantes”, destacou o secretário.

Toda estrutura física e de pessoal já está sendo viabilizada para a implantação do programa nas novas unidades, onde os estudantes terão um período de turno único, com permanência de 9h30 na escola. Laboratórios, salas temáticas, auditório, biblioteca, refeitório, quadra poliesportiva e ginásio esportivo.

Em Vila Velha, duas unidades estarão em funcionamento a partir do ano que vem. Na Escola Cobilândia, no bairro de mesmo nome, serão abertas 640 vagas para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Já na Escola Assisolina Assis de Andrade, em Aribiri, que abrirá 640 vagas, a unidade vai atender estudantes do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio.

No Norte do Estado, no município de São Mateus, a escola Marita Motta Santos será contemplada com a Educação em Tempo Integral. Lá, serão ofertadas 650 vagas para estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Em Linhares, a escola Bartouvino Costa vai abrir 625 vagas para 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Em Pedro Canário, serão 480 vagas para alunos do 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio, na escola Manoel Duarte Da Cunha. Em Montanha, será implantado na escola Elpídio Campos de Oliveira, para estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio, com 570 vagas.

Já no Sul do Estado, o programa Escola Viva vai atender estudantes do 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio, nas escolas Monsenhor Miguel de Sanctis I, em Guaçuí, com 560 vagas, e na Henrique Coutinho, em Iúna, com 600 vagas. Em Iúna, a implantação da unidade foi um pedido de um grupo de estudantes e profissionais da educação que fez um abaixo-assinado, recolhendo mais de duas mil e quinhentas assinaturas de alunos, pais/responsáveis, profissionais da educação, comerciantes e pessoas de diversos outros segmentos da cidade, onde entregaram ao governador Paulo Hartung, solicitando que o município fosse um dos contemplados.

No total, nas oito novas unidades, serão disponibilizadas 4.765 vagas para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Os estudantes interessados deverão solicitar a matrícula em uma das unidades no site da Sedu - www.educacao.es.gov.br, dentro do período de Chamada Pública Escolar.

Mais vagas nas unidades em funcionamento

Outra novidade anunciada pelo secretário foi a ampliação das vagas nas cinco unidades que já estão em funcionamento. Para 2017, serão abertas mais 920 vagas, sendo 300 na Escola Viva São Pedro, em Vitória, 150 na Escola Viva Joaquim Beato, na Serra, 230 na Escola Viva Daniel Comboni, em Ecoporanga, 90 na Escola Viva Braúlio Franco, em Muniz Freire, e 150 na Escola Viva Francisco Coelho Ávila Junior, em Cachoeiro de Itapemirim.

 “Vamos aumentar o tamanho das escolas. Queremos que cada vez mais os estudantes tenham acesso a essa oportunidade em regiões diferentes do Estado.”, explicou o secretário.

Chamada pública escolar 2017

Também foi divulgado, nesta sexta-feira (02), o processo de matrícula para o ano letivo de 2017. O secretário Haroldo Rocha, divulgou as datas e explicou como serão as ações da Chamada Pública Escolar para o próximo ano.

O processo de matrícula, conhecido como Chamada Pública Escolar, tem como objetivo assegurar o acesso dos estudantes às unidades públicas que oferecem o Ensino Fundamental e Médio e a sua permanência no processo de escolarização. O processo de organização de matrículas compreende as seguintes etapas: Rematrícula; Transferência Interna; Pré-Matrícula; Divulgação do Resultado e Efetivação da Matrícula.

“As escolas da rede estadual estão abertas para todos os cidadãos. Todo o processo de matrícula será realizado pela internet para facilitar o acesso. A Chamada Pública é um esforço comum para que todos os alunos estejam regularmente matriculados”, ressaltou o secretário.

Rematrícula e Transferência Interna

A Rematrícula é quando o estudante assegura a sua vaga, considerando a etapa ou a modalidade de ensino em que ele se encontra. Esta etapa ocorrerá entre os dias 05 a 16 de dezembro, mesmo período em que também ocorre a Transferência Interna, que é quando o estudante permanece na rede pública estadual, porém solicita ingressar em outra escola.

Para a Rematrícula ou a Transferência Interna, os pais/responsáveis ou o próprio aluno – quando maior de idade – devem reafirmar o desejo de continuar ou mudar de unidade escolar.

A Rematrícula ou a Transferência Interna deverá ser solicitada, dentro do prazo, no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2017.

Resultado Rematrícula e Transferência Interna

Quem solicitou a Rematrícula ou a Transferência Interna deverá conferir o resultado da solicitação, no dia 19 de janeiro, no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2017.

No caso da transferência interna deve ser realizado o aceite da vaga. Para isso, entre os dias 19 e 23 de janeiro, é preciso acessar no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2017 e confirmar a vaga.

Pré-matrícula

A Pré-matrícula da rede pública estadual, é o período em que o estudante com idade mínima de 06 anos completos ou a completar até 31/03/2017, tem para cadastrar solicitação de vaga.

O período da Pré-matrícula ocorrerá do dia 26 de dezembro ao dia 06 de janeiro. Nesta etapa, podem solicitar uma vaga na rede estadual estudantes matriculados nas redes públicas municipais, federal ou privada e também estudantes que não esteja matriculado em qualquer uma das redes de ensino.

A Pré-matrícula deverá ser solicitada, dentro do prazo, no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2017.

O estudante que não tiver acesso à internet, pode se dirigir a uma das escolas da rede pública estadual para realizar a sua solicitação de matrícula.

É importante ressaltar que para solicitar a Pré-matrícula é preciso preencher até cinco opções de unidades escolares onde deseja ingressar. A distribuição das vagas segue os critérios adotados pela rede estadual, em ordem de prioridade: estudante com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; estudante que reside próximo à unidade escolar pleiteada, desde que tenha vaga; estudante que tenha irmão(s) estudando nessa unidade escolar, desde que tenha vaga, e aluno com menor idade.

Resultado da Pré-matrícula

Quem solicitou a Pré-matrícula deverá conferir o resultado da solicitação, dia 30 de janeiro, no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2017.

Efetivação da matrícula com a participação das famílias

A efetivação da matrícula deverá ser realizada no período de 30 de janeiro a 03 de fevereiro. “Nessa etapa é muito importante a participação das famílias. Aquele pai/responsável que não comparecer à unidade escolar, para efetivar a matrícula, não terá a garantia de vaga do aluno”, explicou o secretário.

Para efetivação da matricula, é necessário que os pais/responsáveis, ou o próprio aluno quando maior de idade, compareçam na secretaria escolar da unidade na qual a vaga foi localizada e que sejam apresentadas cópias dos documentos relacionados abaixo:

- Certidão de nascimento ou de casamento;

- Histórico escolar ou declaração de conclusão de série/ano;

- Comprovante de residência original através do IPTU, da fatura de energia, de água, de telefone, de contrato de locação ou outros documentos que comprovem;

- Título de eleitor e certificado de alistamento militar (sexo masculino) para os alunos maiores de 18 anos;

- Laudo médico para os alunos com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento.

- RG e/ou CPF, caso o aluno possua;

Escola Viva

Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida.

A Escola Viva possui um currículo diversificado, com organização curricular flexível. O currículo escolar conta com as disciplinas obrigatórias (Português, Matemática, Química, Física e etc.) e também eletivas, em que os estudantes escolhem de acordo com seu interesse e aptidão. A escola disponibilizará um rol de disciplinas eletivas com temas como Cinema, Teatro, Robótica, entre outras disciplinas, oferecidas semestralmente.

Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola será de 9 horas e 30 minutos. A carga horária será das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.

O programa Escola Viva possui um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase prática sem laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

O Programa de Escolas Estaduais de Ensino Médio em Turno Único, denominado “Escola Viva”, foi instituído pela Lei Complementar Nº 799.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo/ Flávia Zambrone

vbcamargo@sedu.es.gov.br/ fpzambrone@sedu.es.gov.br

Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7706/ 99703-7815

Veja mais fotos

Crédito da foto: Beto Morais/ Secom-ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard